40º Festival de Dança de Joinville terá homenagens para pessoas que contribuíram para a trajet ória do evento

40º Festival de Dança de Joinville terá homenagens para pessoas que contribuíram para a trajetória do evento

Para marcar os 40 anos do Festival de Dança de Joinville, o Instituto Festival de Dança de Joinville vai homenagear pessoas que contribuíram para a trajetória do evento. Os reconhecimentos serão distribuídos durante as 13 noites do Festival de Emoções.

Publicidade

• 17/7 – Bernadete Gross e Heins Gross recebem a homenagem representando o público que acompanha o evento ao longo dos anos. O casal, residente em São Francisco do Sul, assistiu a todas as noites do Festival deste a primeira edição.
• 18/7 – Albertina Tuma, Miraci Dereti e Carlos Tafur (os dois últimos in memoriam) serão reconhecidos pela idealização do Festival. O evento teve sua primeira edição em 1983, quando a cidade enfrentava as consequências de uma grande enchente.
• 19/7 – Margit Olsen, que participou de todas as edições do Festival de Dança de Joinville e há 40 anos realiza suas atividades profissionais na área da cultura.
• 20/7 – Sabrina Carvalho (in memoriam), especializada em Sapateado Americano e Dança Irlandesa (modalidade em que foi pioneira em Santa Catarina). Coreógrafa, bailarina e professora de dança em Joinville, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais pela sua obra.
• 21/7 – Fernanda Chamma, professora e coreógrafa, representa bailarinos que passaram pelos palcos competitivos do Festival e depois tornaram-se profissionais da dança.
• 22/7 – Senadora Ivete da Silveira e Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), pelo apoio incondicional ao desenvolvimento do Festival de Dança, incluindo a construção do Centreventos Cau Hansen.
• 23/7 – Tatiana Leskova, um dos mais relevantes nomes do Balé Clássico, atuou como bailarina, coreógrafa e professora do Balé do Teatro Municipal do Rio. Tatiana tem cem anos e participou de diversas edições do Festival como jurada.
• 24/7 – Valdir Steglich e Pavel Kazarian, respectivamente Presidente e Diretor Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do Balé Russo, que se instalou no Brasil depois de uma apresentação da companhia no Festival de Dança de Joinville.
• 25/7 – Renan Rodrigues, diretor do Raça Companhia de Dança, representando os muitos grupos que competiram nos palcos do Festival ao longo dos 40 anos. O Raça esteve pela primeira vez no evento em 1985.
• 26/7 – Edson Machado e Aliatar Cordeiro, presidente e diretor da Fundação Cultural de Joinville, responsáveis pela criação do Instituto Festival de Dança de Joinville, há 25 anos, que levou à profissionalização do evento.
• 27/7 – José Francisco Payão e Vera Nascimento (in memoriam), respectivamente diretor administrativo do IFDJ por mais de 20 anos e assessora artística, representando os profissionais cuja atuação e dedicação contribuíram para realizar todas as edições deste festival de emoções.

Leia também:  No Dia Mundial da Água, veja dicas de como preservar esse recurso hídrico

Serviço

O quê: 40º Festival de Dança de Joinville.
Quando: 17 a 29 de julho de 2023.
Onde: Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa e Teatro Juarez Machado, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.
Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura – Governo Federal.
Apresenta: Arcelor Mittal Vega.
Patrocínio: Bosch, CCR Aeroportos, CCR ViaCosteira e Instituto CCR.
Apoio: Grupo Barigui, Havan e Komprão Koch Atacadista.
Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo.
Venda de ingressos: via Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/) e das 13 às 17h, no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br.

Leia também:  Serviço Expresso começa a operar nas ruas de Joinville nesta segunda-feira

Assessoria de imprensa do Instituto Festival de Dança de Joinville

•Michelle Castro: produção de conteúdo – 47 9 8405-5026 | imprensa1@ifdj.com.br
• Simone Gehrke: coordenação e atendimento à imprensa – 47 9 9971-6117 | imprensa