Alerta de Maré Astronômica: Municípios do Litoral Norte de Santa Catarina em Risco de Alagamentos

Inundações iminentes: Municípios como Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville enfrentam ameaça de alagamentos devido à combinação de maré astronômica e intensas chuvas na região.

As cidades do Litoral Norte de Santa Catarina estão em estado de alerta devido a um fenômeno conhecido como maré astronômica, que pode resultar em novos alagamentos a partir desta quarta-feira (24). As fortes chuvas que afetam a região, combinadas com o elevado nível do mar, aumentam o risco de inundações em localidades como Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville.

Maré astronômica ocorre nos próximos dias
Maré astronômica preocupa autoridades – Foto: Freepik

A Defesa Civil informa que a condição meteorológica adversa deve persistir pelo menos até o próximo sábado (27). Em Joinville, o nível do mar pode atingir até 1,9 metro, de acordo com a Epagri/Ciram.

Em Itapoá, o pico está previsto para a madrugada de sexta-feira (26), com o nível alcançando 1,7 metro. São Francisco do Sul, que já decretou situação de emergência devido às inundações, enfrentará uma maré astronômica de 1,8 metro na madrugada desta quinta-feira (25).

Publicidade
Leia também:  Fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica detalha os benefícios de alongamentos para prevenir dores em d ias frios

No município de Barra Velha, a previsão é que o nível do mar alcance até 1,3 metro nas próximas madrugadas. A principal preocupação nas cidades do Litoral Norte reside na dificuldade de drenar a água da chuva devido ao elevado nível da maré.

Além da ameaça da maré astronômica, as autoridades também estão atentas à intensidade das chuvas. A Epagri prevê que os acumulados ultrapassem os 35 milímetros nesta quarta-feira (24), um volume considerado elevado. Com o solo já encharcado pelas chuvas dos últimos dias, a situação se torna ainda mais crítica.

Em São Francisco do Sul, a Defesa Civil emitiu um comunicado na tarde desta terça-feira (23) alertando para o risco moderado a alto de deslizamentos, enxurradas e alagamentos nos próximos dias.

Leia também:  Águas de Joinville implanta sistema que melhora abastecimento na região central
Litoral de Santa Catarina está em alerta – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND
Litoral de Santa Catarina está em alerta – Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil estadual também destaca que, entre quinta e sábado, a chuva deve ganhar intensidade nas demais áreas litorâneas de Santa Catarina, abrangendo a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Nestas regiões, os acumulados de chuva devem variar entre 100 e 150 milímetros.