as carências no elenco do Leão e as movimentações na janela

O mercado de transferências de um clube é o ponto crucial em uma temporada para que o elenco seja reforçado e as principais carências sejam supridas. Sabendo disso, mesmo antes da abertura da janela, que ocorre em 10 de julho, o Avaí já se movimenta nos bastidores para repor as saídas e reforçar o elenco na disputa da Série B.

A reportagem do Grupo ND realizou uma análise do atual elenco do Avaí, apontando as carências, os pontos fortes e fracos e o perfil dos atletas já confirmados como jogadores do Leão.

Publicidade

Como bem dito por Gilmar Dal Pozzo desde sua chegada ao clube, o Avaí possui um elenco enxuto, porém, qualificado.

Atualmente, a equipe do Sul da ilha tem 32 atletas no plantel, já contando com as chegadas de três atletas: Vagner Love (atacante), Cassiano (atacante) e Gustavo Talles (lateral-direito).

Com o calendário do futebol brasileiro tendo datas muito próximas entre um jogo e outro, é normal que uma equipe sofra durante o ano com lesões de jogadores e careça de peças de reposição. Com o Avaí não é diferente.

Elenco do Avaí durante treino no CFA da Ressacada – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

Movimentações no mercado e elenco atual

Com o contrato chegando ao fim no mês de Junho, dois atletas já deixaram o estádio da Ressacada. Gabriel Poveda e Thales Oleques não fazem mais parte do plantel avaiano.

O clube agiu rápido e, mesmo antes de a janela abrir para a inscrição de novos atletas, dois dos três nomes contratados pintam como reposições para as vagas deixadas pelos jogadores.

Com a saída de Thales Oleques, o Avaí foi ao mercado e contratou Gustavo Talles, de 20 anos. O jovem atleta foi um dos destaques da Portuguesa na disputa do Campeonato Paulista de 2024.

Thales Oleques não teve seu contrato renovado e deixa o estádio da Ressacada – Foto: Frederico Tadeu/Avaí FC/ND

Para a saída de Gabriel Poveda, o clube buscou a contratação de Cassiano, centroavante de 35 anos e desejo antigo da diretoria. O atleta estava no Estoril Praia de Portugal e chega para reforçar o ataque Azurra.

“Com relação ao Cassiano, foi um processo que a gente vem conversando há praticamente um ano. O presidente Júlio teve algumas conversas com o presidente Inácio do Estoril e agente conseguiu a liberação do Cassiano. Vai ter uma pequena compensação financeira por parte do Avaí. Pesou muito o fato de o Cassiano querer retornar para o Brasil e gostar muito do nosso projeto fez com que a gente esteja bem próximo de um anúncio oficial” relatou Eduardo Freeland, diretor de futebol do clube.

Cassiano chega ao Avaí após duas temporadas no futebol português – Foto: Fernando Ferreira/Reprodução/ND

A contratação mais “badalada” desta janela fica por conta da chegada de Vagner Love, já anunciado pelo clube. O atacante de 40 anos chega à Ressacada com ótima temporada recente na Série B pelo Sport e vindo de uma passagem pelo Atlético-GO na Série A.

A contratação de Love também foi comentada por Eduardo Freeland, que ressaltou a ótima condição física que apresenta o atacante, além do profissionalismo que Vagner demonstra.

“O Vagner é um cara que tem números impressionantes. A gente fez uma profunda análise do GPS do atleta e é impressionante, supera alguns jogadores nossos aqui de idades inferiores. Eu costumo buscar diversas referências antes de finalizar uma contratação e diversas fontes me afirmaram que eu nunca trabalhei com alguém tão profissional quanto Vagner Love. Eu trago ele pois acredito que tenha capacidade de ser titular, essa será uma decisão do Gilmar” completou Freeland.

Centroavante Vagner Love, de 40 anos, disputará a Série B pelo Avaí – Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Análise do atual do elenco do Avaí:

Elenco a disposição de Gilmar Dal Pozzo, sem os jogadores com lesões graves e que retornarão futuramente – Foto: Ian Sel/Tactical Pad/ND
  • Goleiros: Atualmente é uma das posições que o clube está mais bem servido. César assumiu a titularidade no início da Série B e vem fazendo boas partidas, alternando com ótimas atuações. No banco, Dal Pozzo ainda conta com Igor Bohn, que já demonstrou ser um goleiro de ótimo nível. Para completar, o clube ainda conta com Otávio e Douglas, que deve se recuperar de lesão em Setembro.
  • Lateral direita: Marcos Vinícius foi a surpresa deste elenco. Desde que vestiu a camisa do Avaí, o lateral de 27 anos tem sido um dos pilares e ponto forte da equipe treinada por Gilmar, com atuações consistentes tanto na defesa quanto no último teço do campo. Thales Oleques não teve seu contrato renovado e atualmente o clube contas apenas com Marcos. Pensando nisso, a diretoria Azurra buscou a contratação de Gustavo Talles, um jovem de 20 anos que teve destaque na Portuguesa durante a disputa do Campeonato Paulista e 2024.
  • Zagueiros: Potencializada com a chegada de Dal Pozzo, a zaga avaiana titular hoje conta com Gustavo Vilar e Tiago Pagnussat. Além deles, como possíveis suplentes o clube conta com Jonathan Costa, Roberto e Alan Costa. Apesar de possuir uma dupla de zaga consolidada e com peças de reposição, falta um zagueiro canhoto com boa capacidade de construção. Hoje, todos os zagueiros do Avaí são destros, mesmo que alguns com uma maior capacidade de adaptação de atuar na quarta-zaga.
  • Lateral esquerda: Outra posição que não requer preocupação prévia da diretoria avaiana. Mário Sérgio tem demonstrado uma regularidade altíssima com a camisa do clube, assim como outrora já o fez quando atuava pelo Ituano. Na reserva, Natanael, quando foi exigido diante do Brusque, correspondeu, assim como em outros momentos também demonstrou um bom futebol pelo Avaí.
  • Volantes: Com o novo esquema do Avaí de utilizar três volantes, ou dois e um meia cobrindo o lado direito, este é um setor que requer um olhar refinado. Atualmente, como primeiro volante o clube conta com Judson, Zé Ricardo e Ronaldo Henrique. Willian Maranhão e Pedro Castro têm sido usados com frequência neste sistema, onde o clube atualmente não tem reposição para Maranhão, o que pode se tornar um problema. Um volante que “quebre linhas” e pise na área adversária pode ser um diferencial no sistema de jogo utilizado por Dal Pozzo. Ronaldo Henrique, quando necessário, não correspondeu.
  • Meias: Atualmente o Avaí conta com Giovanni, um jogador de qualidade técnica indiscutível, porém com dificuldades de manter a forma física. O camisa 8 do Leão é o responsável por cadenciar e acelerar o jogo, além de achar os companheiros em melhor posição no terço final de campo. Outra posição que Dal Pozzo não tem substituto, pois João Paulo tem sido utilizado pela direita, com funções de auxiliar Marcos Vinícius. Jean Lucas é um jogador que vem sofrendo com lesões e possuí características distintas de Giovanni, com muito mais condução de jogo. Pedrinho tem sido testado atuando pelo meio, porém, até o momento, não é o jogador ideal para a função.
  • Atacantes: A dupla de ataque do Avaí tem demonstrado um entrosamento excelente. Garcez e Hygor tem um entendimento muito grande do jogo, sendo Garcez uma válvula de escape quando necessário e a alternância com Hygor em diversas fases do jogo é um dos pontos fortes da equipe. É de primordial importância que no elenco tenha uma reposição para Garcez. Vejamos, para o setor, chegaram Cassiano e Vagner Love, dois atletas com características distintas dos atuais atacantes do elenco. Cassiano, em tese, é o mais próximo de Poveda, sendo um centroavante de profundidade, com capacidade de receber a bola de costas para a zaga adversária e segurar o jogo quando necessário. Já Love, chega também com uma função de mobilidade, sendo um jogador que atua muito fora da área, buscando interações entre os meias e os atacantes.

Em suma, ainda nesta janela o ideal seria o clube buscar um zagueiro canhoto, um volante, um meia e um atacante.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.