Home Variedades Balé e Jazz são as atrações da Mostra Competitiva neste sábado, 22 de julho

Balé e Jazz são as atrações da Mostra Competitiva neste sábado, 22 de julho

0

Balé e Jazz são as atrações da Mostra Competitiva neste sábado, 22 de julho

A quinta noite da Mostra Competitiva do 40º Festival de Dança de Joinville contará com 30 coreografias de Balé Clássico de Repertório (Pas de Deux Júnior, Variação Masculina Sênior), Balé Neoclássico (Conjunto Sênior) e Jazz (Duo Júnior, Solo Feminino Sênior). As performances exibidas no palcão do Centreventos Cau Hansen serão avaliadas pelos jurados Cecília Kerche, Eliana Caminada e Paulo Rodrigues (Balé Clássico de Repertório); Iracity Cardoso, Priscilla Yokoi e João Wlamir (Balé Neoclássico); e Caio Nunes, Érika Novachi e Roberta Cid (Jazz).

O sábado terá um atrativo a mais para o público presente na principal arena do Festival de Emoções. Está prevista uma apresentação de Vitor Augusto Vaz da Silva, que foi escolhido como o Melhor Bailarino da Mostra Competitiva em 2022. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria Balé Clássico de Repertório Variação Masculina Sênior com a coreografia “Don Quixote: Basílio – Variação III Ato”, pelo Balé do Teatro Escola Basileu França.

O momento da homenagem será dedicado a quem possibilitou a construção do local onde o evento é realizado atualmente. O reconhecimento é para a senadora Ivete da Silveira e Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), pelo apoio incondicional ao desenvolvimento do Festival de Dança e pela materialização do Centreventos.

A Mostra Competitiva dará espaço no domingo, 23 de julho, para a Noite de Gala. As apresentações competitivas no palcão seguem entre os dias 24 e 27 de julho, com 226 coreografias de oito gêneros. Os resultados do Festival da Sapatilha, Festival Meia Ponta, da Mostra Competitiva e do 40+ são disponibilizados no site do Festival (https://festivaldedancadejoinville.com.br/resultados-competicoes/). Já as fotos dos grupos campeões podem ser conferidas no Flickr (https://flickr.com/photos/festivaldedanca).

As coreografias vencedoras retornarão ao palco do Centreventos nas Noites dos Campões Júnior (28 de julho) e Sênior (29 de julho). Nesta edição histórica, a festa da dança conta com um dia a mais em relação ao ano anterior.

Grupos catarinenses que se apresentam em atrações competitivas em 22/7

Festival 40+

• “Fiesta en Sevilla”, Baillarte – Projeto Flamenco em Joinville, de Joinville (SC). Dança Popular Folclórica – Conjunto – 40+;
• “Bollywood”, Cia Municipal de Dança Expressão Corpo e Arte, de Xanxerê (SC). Dança Popular Folclórica – Conjunto – 40+;
• “O Maxixe É Nosso”, Balanço das Ondas, de Balneário Camboriú (SC).
• 10º, 14h46 – “Com o Sabor do Teu Beijo. Eu Vivo pra te Amar”, de São José (SC). Dança de Salão Conjunto – Conjunto – 60+.

Mostra Competitiva

• 3º, 19h08 – “Por Onde Andam seus Olhos que Moravam e mim”, Skiante Escola de Dança, de Florianópolis (SC). Jazz – Solo Feminino – Sênior;
• 13º, 20h – “Nós”, Skiante Escola de Dança, de Florianópolis (SC). Jazz – Duo – Júnior;
• 14º, 20h04 – “Território Comprimido”, de Movimento Artístico Patricia Dalchau, de Joinville (SC). Jazz – Duo – Júnior;
• 29º, 21h34 – “Cisnestesia”, de Cenarium Company, de Florianópolis (SC). Balé Neoclássico – Conjunto – Sênior.

Dance Parade leva a diversidade e a alegria do Festival de Dança para a avenida Beira-rio

O Festival de Dança de Joinville foi literalmente para a rua na tarde deste sábado, 22 de julho. O Dance Parade, criado para comemorar os 40 anos do evento, levou mais de 100 grupos e cerca de 2.500 bailarinos para a avenida Beira-Rio, num evento que se destacou pela diversidade e versatilidade na dança, na música e na participação. O público se aglomerou nos dois lados da avenida, em todo o trajeto de 1 quilômetro no desfile de 45 minutos.

O coordenador do Dance Parade, Jay Alan Thomas, festejou os resultados. “Foram várias tribos comemorando os 40 anos do festival. A alegria foi contagiante”, afirmou. Ele destacou os pontos que ficaram em evidência: a inserção da diversidade, com a apresentação de diversos tipos de linguagem de dança; a acessibilidade presente, com o nanismo, a Apae e os cadeirantes; o colorido das coreografias; e a música.

Entre os participantes e o público, era quase impossível não cantar o hino do Festival de Dança: “Dança, Joinville. Dança o meu coração. A vida é um palco, movimento e emoção. As flores da cidade vão dançar com você. Vem pra Joinville, nós queremos te ver. Pra dançar, dançar, dançar e ser feliz. Festival de emoções do meu país. Pra dançar, dançar, dançar e ser feliz. Festival de emoções do meu país.”

A letra também ganhou as versões de samba-enredo composto pelo cantor de sucesso nacional Marquinhos Diniz e de rock, com a Banda Firans, de Joinville. “Parece desfile de Carnaval!”, empolgou-se uma jovem espectadora. Entusiasmo parecido teve o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth: “Adorei. Não consegui ficar parado”. O desfile se encerrou com o Bloco da Pipoca, composto pelo público, que seguiu no ritmo do último grupo da fila.

Serviços

• O quê: Mostra Competitiva.
• Quando: sábado, 22 de julho, às 19h.
• Onde: Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315, América, Joinville).

• O quê: 40º Festival de Dança de Joinville.
• Quando: 17 a 29 de julho de 2023.
• Onde: Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa e Teatro Juarez Machado, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.
• Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil.
• Apresenta: Arcelor Mittal Vega e Lei de Incentivo à Cultura.
• Patrocínio: Bosch, CCR Aeroportos, CCR ViaCosteira, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e Instituto CCR.
• Apoio: Drogaria Catarinense, Global, Grupo Barigui, Havan e Komprão Koch Atacadista.
• Mídia: Favretto Mídia Exterior e NSC TV.
• Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo.
• Venda de ingressos: via Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/) e das 13 às 17h, no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
• Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br

Fotos



Legenda: Vitor Augusto Vaz da Silva foi escolhido como o Melhor Bailarino da Mostra Competitiva em 2022.
Crédito: Maykon Lammerhirt.
Link para download: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/52241967789/in/album-72177720300815700/

Legenda: Dance Parade.
Link para download: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/53063438337/in/album-72177720309946820/

Legenda: Dance Parade.
Link para download: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/53064023871/in/album-72177720309946820/

Assessoria de imprensa do 40º Festival de Dança de Joinville

•Simone Gehrke: coordenação e atendimento à imprensa – 47 9 9971-6117 | imprensa.
• Albertina Camilo: produção de conteúdo e atendimento à imprensa – 47 9 8806-6302.
• Juliane Guerreiro: produção de conteúdo e atendimento à imprensa – 47 9 9757-5067.
• Michelle Castro: produção de conteúdo – 47 9 8405-5026 | imprensa1.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here