Variedades

Bill T. Jones leva pessoas da comunidade para compor espetáculo que abre o 40º Festival de Dança de Joinville

Bill T. Jones leva pessoas da comunidade para compor espetáculo que abre o 40º Festival de Dança de Joinville

Espetáculo de dança contemporânea é a grande atração da Noite de Abertura do evento

Noções relacionadas à solidão e à sensação de pertencimento a uma comunidade permeiam todo o espetáculo “What Problem?”, da Bill T. Jones/Arnie Zane Company, que abre o 40º Festival de Dança de Joinville no dia 17 de julho. E para abordar o tema, a companhia estadunidense convidou ao palco do Centreventos Cau Hansen pessoas da própria comunidade.

Um processo seletivo divulgado pelas redes sociais do evento recebeu 87 inscrições de interessados em “formar” a comunidade representada no espetáculo. Na inscrição, todos falaram sobre suas vivências, histórias e sobre as expectativas para o próprio espetáculo, que aborda questões de raça, sexualidade, luta de classes e imigração.

Ao todo, 26 inscritos foram selecionados pelo Festival junto à companhia estadunidense. Entre eles, estão pessoas que começaram a dançar há pouco tempo, inclusive com experiências no teatro e nos esportes, além de bailarinos já conhecidos da plateia joinvilense, como Erika Rosendo, eleita a melhor bailarina do Festival em 2008.

Leia também:  Jardim da Dança é mais uma iniciativa do Festival de Dança de Joinville

O espetáculo é dividido em três partes. Na primeira, o renomado coreógrafo, diretor e bailarino Bill T. Jones surge sozinho, em uma reflexão sobre a solidão. Na segunda, ele é acompanhado de bailarinos da própria companhia e, por fim, na terceira, se juntam a eles as pessoas selecionadas para o espetáculo, contribuindo para as noções de isolamento e redenção em uma comunidade.

Os selecionados para compor o espetáculo junto à companhia ensaiam com a produção em Joinville nos dias anteriores ao evento. A Bill T. Jones/Arnie Zane Company, aliás, destaca que cada espetáculo é único para cada comunidade, utilizando improvisação e, por vezes, falas e cantos. Já as inspirações para a montagem são diversas, a exemplo do filme “Do Fundo do Mar” (2020); do texto do discurso “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr.; e do livro “Moby Dick”, de Herman Melville.

Leia também:  Programa de qualificação profissional oferece 1,4 mil vagas a partir de parceria entre indústrias, Prefeitura de Joinville, Acij e Senai

A criação e direção de “What Problem?” são de Bill T. Jones, que acumula inúmeros prêmios, dentre eles, dois Tony Awards e o Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo governo francês; e diversos reconhecimentos, como ter sido elencado como um dos 22 negros americanos proeminentes no documentário da HBO “The Black List”.

A Bill T. Jones/Arnie Zane Company nasceu em 1982, de uma colaboração de 11 anos entre Bill T. Jones e Arnie Zane (1948–1988). A companhia já apresentou em mais de 200 cidades em 40 países o seu repertório, que é composto por mais de 140 obras.

O Festival de Dança de Joinville começa na segunda-feira (17), mas os bailarinos já começam a chegar aos alojamentos no domingo (16). Serão três locais: a Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, a Escola de Educação Básica Professor Germano Timm e o Recanto da Paz, no bairro Itinga.

Leia também:  Águas de Joinville dá continuidade em conserto de vazamento na zona Sul

Serviço

O quê: Noite de Abertura do 40º Festival de Dança de Joinville – espetáculo de dança contemporânea “What Problem?”, da companhia Bill T. Jones/Arnie Zane Company.
Quando: 17 de julho de 2023, às 19h.
Onde: Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315, América, Joinville, Santa Catarina).
Informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br/ e https://newyorklivearts.org/btj-az-company/.

Assessoria de imprensa do 40º Festival de Dança de Joinville

• Simone Gehrke: coordenação e atendimento à imprensa – 47 9 9971-6117 | imprensa@ifdj.com.br
• Albertina Camilo: produção de conteúdo e atendimento à imprensa – 47 9 8806-6302.
• Juliane Guerreiro: produção de conteúdo e atendimento à imprensa – 47 9 9757-5067.
• Michelle Castro: produção de conteúdo – 47 9 8405-5026 | imprensa1.

Bill T Jones e bailarinos brasileiros que participarão do espetáculo da Noite de Abertura estarão disponíveis para entrevistas neste domingo, 16/7, 17h15, no palco principal do Centreventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *