Home Blog

SC escolhida para assumir o Índice Nacional de Registro Civil

0

A votação ocorreu durante a última reunião do ano da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que reuniu presidentes de empresas públicas de tecnologia de todo o Brasil nos dias 9 e 10 de novembro em São Paulo.

“O CIASC toma um protagonismo nesse trabalho junto à ABEP, recebendo total apoio da instituição e de todos os estados da Federação. Essa atuação no INRC vai ser muitíssimo importante para a ampliação e o fortalecimento dos serviços de segurança pública no Brasil”, enfatizou o presidente Leandro Berti.

O Projeto INRC foi apresentado durante o evento pelo vice-presidente de Tecnologia do CIASC, Vanio Rodrigues, e tem como propósito integrar a base de dados de identificação civil de todas as secretarias estaduais de segurança pública. “Até o momento, já há acordo com 10 secretarias para usar o INRC, além de 16 em andamento”, explicou Vanio. A expectativa é que esse ambiente esteja pronto até o final deste ano, para entrar em produção.

Durante a 165ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas, foi realizada também a apresentação dos investimentos do CIASC para o próximo ano, juntamente com as outras empresas públicas de tecnologia, as chamadas PRODs. Além disso, os presentes também receberam informações sobre as ações e os eventos da ABEP-TIC programados para 2024, e puderam compartilhar iniciativas para a transformação digital e as principais demandas em tecnologia dos Estados.

CIASC apresenta soluções catarinenses para segurança pública em Seminário Internacional em Florianópolis

0

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) estará presente no Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI), que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Realizado pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com diversos órgãos da Segurança Pública, o evento reunirá importantes autoridades nacionais e internacionais da área no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. O CIASC é um dos apoiadores institucionais do evento, que está na sexta edição.

“Vamos apresentar ao público presente soluções de tecnologia desenvolvidas por nossas equipes, que podem ser aplicadas de forma estratégica na segurança pública”, afirma o presidente do CIASC, Leandro Berti. Ao lado do vice-presidente de Tecnologia, Vânio Rodrigues, Berti integrará também o painel “Cibersegurança aplicada à Segurança Pública”, que ocorrerá na terça-feira, 21, às 14h, no palco principal do evento. O painel será moderado pelo professor Alexandre Augusto Biz, do EGC/UFSC e terá também a presença de Dieter Erwin Christan, engenheiro de soluções da Approach Tech.

Entre os produtos e serviços que a empresa levará ao evento está o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). A solução atende todas as instituições da área de segurança pública: Polícias Civil, Militar e Científica e Corpo de Bombeiros, além da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa.

O SISP é um sistema de alta complexidade, cuja característica principal é a integração, composto por vários aplicativos e módulos categorizados em estruturais, finalísticos, de inteligência ou consolidação e externos ou de terceiros. A ferramenta possibilita integrações com sistemas locais, estaduais e nacionais, e vem sendo mantida e evoluída há cerca de 20 anos pelos profissionais do CIASC.

Entre os módulos do SISP, destaca-se o Boletim integrado, que permite o registro das atividades de plantão de uma delegacia de Polícia Civil e, também, o registro de ocorrências por parte da Polícia Militar. Já o SISP Conecta, também desenvolvido pelo CIASC, possibilita consultas e acesso remoto e móvel dos agentes de segurança aos dados do Sistema. Também faz parte do SISP o sistema de identificação civil, responsável pela emissão das carteiras de identidade de Santa Catarina (novo RG Nacional).

Em agosto, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) ficou em terceiro lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo no Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital 2023 com o sistema Hórus. Desenvolvido em parceria com o CIASC, a partir da plataforma de big data BoaVista, o sistema realiza a integração de diversas ferramentas de videomonitoramento em uma única plataforma, a serviço das forças de Segurança de SC.

Sobre o Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI)

A 6° edição do Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI) será uma reunião global e fórum de discussão para pesquisadores, profissionais, representantes de empresas e setor público; organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento da Engenharia e Gestão do conhecimento (EGC), em conjunto com diversos órgãos de Segurança Pública. Além do CIASC, o evento tem o apoio institucional da Capes e da Approach Tecnologia.

O objetivo do SICTI é estimular a integração e a pesquisa em segurança pública entre as instituições responsáveis e a comunidade acadêmica. O evento congrega o trabalho da universidade em conjunto com a Segurança Pública, com a missão de compreender as mudanças sociais, tecnológicas e práticas para buscar soluções às necessidades brasileiras. Estão previstos cases de sucesso, painéis e palestras com profissionais renomados nacionais e internacionais.

O SICTI ocorre nos dias 20, 21 e 22 de novembro no Teatro Governador Pedro Ivo (Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600 – Saco Grande, Florianópolis). Mais informações: https://sicti.ufsc.br

Especialista orienta sobre consumo consciente na Black Friday

0

A Black Friday, evento que começou nos Estados Unidos, promovendo uma série de descontos, ganhou o mundo e caiu no gosto dos consumidores. No Brasil, não é diferente, e o dia de promoções é muito aguardado. A Black Friday ocorre sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro, e este ano cai no dia 24. Essa grande promoção costuma representar muitas oportunidades para vendedores e consumidores, mas é preciso estar atento para não cair em armadilhas, como as falsas ofertas, quando o produto não está realmente com um preço muito abaixo do praticado habitualmente.

Para descobrir as ofertas que realmente valem o seu investimento, é fundamental uma pesquisa antecipada, é preciso verificar o preço dos produtos que deseja comprar antes das promoções da Black Friday”, orienta Zenilde Lourenço Osório, Diretora de Operações da Acredicoop. “Hoje temos à disposição sites e aplicativos de comparação de preços que podem nos auxiliar na tarefa de entender se o valor promocional é tão vantajoso quanto parece”, complementa.

Outra dica é ficar atento às avaliações dos produtos e das lojas. Ofertas com preços muito abaixo da média podem ser um indicativo de produtos de baixa qualidade ou de fornecedores de baixa confiabilidade.

Um aspecto que também não pode faltar na avaliação do consumidor é o conhecimento sobre a política de devolução do vendedor. Se a oferta for boa mas a política de devolução for restritiva, é preciso avaliar se vale a pena correr este risco.

Mas não basta apenas avaliar o produto, o preço e a loja para decidir a compra. É preciso saber se a oferta cabe no seu bolso, para não estourar o seu orçamento e provocar endividamento. A Black Friday acontece no momento em que os trabalhadores com carteira assinada recebem a primeira parcela do 13º salário. Mas é preciso usufruir desses recursos de forma consciente, sabendo que o fim do ano e o início do ano seguinte é sempre marcado por despesas extras, como impostos (IPTU, IPVA), uniformes e material escolar, que precisam ser planejadas.

“Atuando há muitos anos na área financeira, aprendemos que, diante de uma oportunidade de investimento, é preciso sempre agir de forma consciente e de acordo com as possibilidades de cada um”, ressalta a Diretora de Operações da Acredicoop. “Por isso, sugerimos que antes de pensar nas compras, o consumidor defina um orçamento claro dos limites financeiros que podem ser utilizados neste momento. Depois disso, é preciso priorizar uma lista de necessidades reais. Juntos, o limite de investimento e a lista de prioridades ajudam a evitar gastos por impulso, que costumam gerar arrependimento”, explica.

Em resumo: se você entendeu que a oferta é real, o produto está na sua lista de prioridades, o fornecedor é confiável e o seu planejamento financeiro de médio prazo permite, a compra pode ser feita. “Desenvolver um planejamento financeiro de médio prazo, mantendo sempre uma reserva para emergências imprevistas, ajuda a manter a estabilidade financeira ao longo do ano e contribui com a qualidade de vida das pessoas”, conclui.

 

Importância das embalagens na Black Friday

0

Soluções em EPS da Termotécnica têm total aderência ao e-commerce e ganham papel de destaque no atendimento por este canal de venda

A Black Friday é um dos eventos mais importantes do ano para o comércio no Brasil, reunindo grandes oportunidades para destacar sua marca, promover maior número de vendas e aumentar o faturamento. O varejo digital é fortemente impactado a cada novembro, positivamente. E para aproveitar ao máximo este período de alta comercial, é necessário realizar um bom planejamento e uma boa estratégia para estar preparado para este aumento da demanda.

Evitar problemas logísticos e a insatisfação de clientes é um papel importante do varejista e também precisa constar neste planejamento para a Black Friday. As embalagens desempenham um papel fundamental quando se trata de compras on-line. Embalagens possuem forte influência na experiência do cliente ao receber seu produto, afinal. Garantir que o produto esteja nas condições ideais, devidamente protegido de fatores externos, seguro e protegido: é tudo que o consumidor aguarda ansiosamente para receber.

Por isso, a embalagem tem sido um dos itens que mais apresentou novidades nos últimos anos para canais de e-commerce. Adequando-se à apresentação, segurança e a logística de entrega do produto.

Aqui algumas dicas do que considerar nestas campanhas promocionais da Black Friday pensando em embalagens para o e-commerce.

Prepare o estoque de embalagens

Definir os produtos que receberão destaque para venda e garantir que você terá estoque disponível para venda durante a Black Friday é um passo fundamental. Mas já parou para pensar no estoque de embalagens para suprir essa alta demanda? Assim como o aumento de vendas pelos varejistas, há também um considerável aumento na procura por fornecedores de suprimentos, o que pode impactar diretamente o prazo de recebimento das embalagens para empacotar os seus produtos. Para não ter problemas no fluxo de vendas, prepare-se antecipadamente com um estoque que atenda ao seu volume de pedidos.

Acondicionamento com alta proteção

Lembre-se de que, além de atrair os clientes, as embalagens também devem ser práticas e eficientes para o transporte e manuseio. Encontrar o equilíbrio entre um design atrativo, funcionalidade de segurança é fundamental para garantir uma experiência positiva para os clientes. Garanta que seus produtos estejam bem embalados, evitando riscos de quebra durante o trajeto.

O maior objetivo de uma embalagem eficiente é manter o produto seguro durante todo o processo logístico, do varejista até o consumidor. Muito além de estética, sua estrutura deve minimizar riscos aos produtos com os impactos no trajeto. E as soluções de embalagens de EPS (mais conhecido como isopor*), da Termotécnica, garantem esse alto nível de segurança no armazenamento e transporte. A grande quantidade de ar em sua estrutura torna o EPS uma ótima proteção, capaz de resistir a quedas, vibrações e choques, e o transforma na opção ideal de embalagem quando a intenção é proteger mercadorias de danos e avarias. É a garantia de que o produto vai chegar intacto ao seu destino.

Preocupação com a sustentabilidade

Na hora de escolher a melhor solução de embalagem para acondicionamento e transporte das mercadorias no e-commerce, aspectos de sustentabilidade ganham tanta relevância quanto funcionalidade e proteção. Questões como a redução da pegada de carbono, a circularidade do material e a redução das perdas proporcionadas pelas soluções de acondicionamento em toda a cadeia são cada vez mais importantes na avaliação das embalagens.

Termotécnica: inovação e sustentabilidade em soluções de embalagens

Com expertise de mais de 60 anos de atuação no mercado, a Termotécnica tem trabalhado em diversas frentes voltadas ao rompimento de barreiras logísticas e atendimento das características do varejo digital no fornecimento de embalagens em EPS. A Termotécnica desenvolve embalagens em EPS, inovadoras, ativas e sustentáveis. O EPS é um material plástico 100% reciclável com baixo consumo de água e energia e, desde 2007, a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil.

De acordo com o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo de Oliveira, “a embalagem é um veículo importante de posicionamento e de comunicação destes benefícios e agregação de valor. Toda a tecnologia de conservação e o design das nossas soluções em EPS propiciam aos nossos clientes comunicar aos clientes e ao mercado esses diferenciais de qualidade dos produtos acondicionados”.

Isopor é uma marca registrada de terceiro

 

Cooperativa entrega recursos arrecadados com corrida solidária para quatro entidades beneficentes

0

Ao todo, um total de R$ 14.314,41 foi dividido entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Joinville, o Universo Down e a Casa do Adalto (apoio às crianças com câncer. A corrida proporcionou também a entrega, em setembro, de meia tonelada de alimentos não-perecíveis doados pelos competidores, que foram destinados para o Lar Emanuel.

Realizada em 27 de agosto, a corrida solidária contou com provas para adultos e crianças e reuniu mais de mil atletas no Perini Business Park em um evento com diversas atividades para todo a família. Além dos tradicionais competidores, a Acredicoop em Movimento contou com corredores do projeto social Pernas Solidárias e integrantes do Universo Down, trazendo diversidade e inclusão para esta iniciativa.

Segundo o Diretor Executivo da Acredicoop, Dirley Francisco Cisz, “a realização de um evento como a corrida solidária promove a integração com a comunidade, o bem-estar e a qualidade de vida, colocando em prática o sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade, promovendo atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas”. Com os resultados positivos da 2ª Acredicoop em Movimento, a cooperativa já idealiza edições futuras do evento.

Joinville Online | ArcelorMittal lança terceira edição do Prêmio Mulher com inscrições abertas a partir de 26 de outubro

0

ArcelorMittal lança terceira edição do Prêmio Mulher com inscrições abertas a partir de 26 de outubro

A partir do dia 26 de outubro, mulheres inspiradoras de Santa Catarina já podem se inscrever na terceira edição do Prêmio Mulher ArcelorMittal. A premiação foi criada em 2019 com os objetivos de identificar e reconhecer mulheres, em diversas áreas de atuação, que estejam à frente de negócios ou projetos sociais transformadores e façam a diferença em suas comunidades. Também visa capacitar essas mulheres inspiradoras, reafirmando o compromisso da empresa com um mundo mais igualitário, justo e democrático. As inscrições e o regulamento pode ser conferido no site: https://brasil.arcelormittal.com/premiomulher.

O lançamento oficial do prêmio em Santa Catarina acontece no dia 26 de outubro (quinta-feira), no Ágora Tech Park, em Joinville. Durante o lançamento, será promovida a palestra “Power Skills – Desenvolvendo Habilidades-chave para atingir seu potencial máximo”, com uma das principais executivas do país e liderança feminina, Dafna Blaschkauer. O evento contará com a presença de ganhadoras e finalistas da última edição catarinense, além de parceiros, autoridades e representantes de entidades, e é exclusivo para convidados.

Além de Santa Catarina, o prêmio também acontece no Espírito Santo e, nesse ano, uma novidade é a ampliação da premiação para o Ceará. Estes são os estados onde a ArcelorMittal possui, respectivamente, as unidades Vega, Tubarão e Pecém. A previsão é, assim, aumentar a abrangência e a participação de mulheres nesta iniciativa.

Em alinhamento aos princípios e valores da Política de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal, poderão participar do Prêmio Mulher: mulheres, cisgêneros e transgêneros. Elas deverão ter mais de 18 anos, residirem nos Estados participantes e capitanearem projetos privados, públicos ou do terceiro setor.
“O Prêmio Mulher reforça o compromisso da ArcelorMittal com os valores praticados na empresa e os princípios da diversidade e inclusão. Mais do que premiar, esta é uma maneira de reconhecer a atuação das mulheres na construção de uma sociedade melhor e mais justa, além de destacar o importante papel de liderança que elas exercem hoje”, explica o Diretor da unidades Vega e Contagem da ArcelorMittal, Sandro Sambaqui.

As inscrições serão abertas na solenidade de lançamento, no dia 26 de outubro, e poderão ser feitas até 21 de janeiro de 2024, no site do prêmio https://brasil.arcelormittal.com/premiomulher. A divulgação das finalistas será em 26 de fevereiro e o evento de premiação, com apresentação das vencedoras, em 11 de maio, em horário e local a serem definidos.

Desenvolvendo Habilidades-chave para atingir seu potencial máximo

Durante o evento de lançamento, será promovida a palestra Power Skills – Desenvolvendo Habilidades-chave para atingir seu potencial máximo, com Dafna Blaschkauer, referência em liderança feminina e uma das principais executivas do Brasil.
Dafna Blaschkauer é formada em Administração de Empresas pela FEA-USP com mais de 25 anos de experiência em posições de Liderança, atuando em empresas como Nike, Apple e Microsoft. Apaixonada por compartilhar conhecimento, é autora do best seller "Power Skills", além de atuar como mentora e conselheira.

Categorias concorrentes:

– Empresas privadas com fins lucrativos:

• Microempreendedor Individual (MEI);

• Microempresa (ME);

• Empresa de Pequeno Porte (EPP);

• Média ou Grande empresa;

– Setor Público;

– Terceiro Setor;

– Empregada da ArcelorMittal;

– Imprensa (Reportagem);

– Acadêmicas (estudantes).

Avaliação e premiação

Todas as propostas concorrentes serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por membros da sociedade com capacidade e experiência nos segmentos abrangidos pelo Prêmio Mulher, que considerará critérios como criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade, clareza e o potencial de transformação.

O concurso prevê duas premiações, sendo que a primeira será um treinamento com carga horário de 32 horas, a ser ministrado em conjunto, para as 63 finalistas (sendo 21 de cada Estado e três de cada categoria), na sede da ArcelorMittal do seu respectivo Estado. Todas receberão certificado de participação.

Ao final, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil. Também será conferido um troféu, além de exclusiva medalha com a marca do Prêmio, um presente da ArcelorMittal a todas essas mulheres transformadoras da nossa sociedade.

O quê: Prêmio Mulher ArcelorMittal – 3ª edição
Quando: inscrições de 26 de outubro de 2023 a 21 de janeiro de 2024.
Inscrições: https://brasil.arcelormittal.com/premiomulher

AIorK4x3whq2hJ7Fq9FvGIQlMjMQb6GH5xrmL4dktN7ZF76r4yjm0zLkE9MqjNDYGd1Y0iIJD1_NsIw

Termotécnica prepara agenda especial em sua 10º participação na Semana Lixo Zero Joinville

0

Referência nacional em reciclagem de EPS/isopor*, empresa promove iniciativas para conscientização da comunidade local

Nas fotos: Mascote da Termotécnica na Parada da Reciclagem no Shopping Mueller na edição 2022 da Semana Lixo Zero Joinville e processo de reciclagem de EPS/isopor pós-consumo na unidade de reciclagem da Termotécnica em Pirabeiraba.
Termotécnica prepara agenda especial em sua 10º participação na Semana Lixo Zero Joinville
Referência nacional em reciclagem de EPS/isopor*, empresa promove iniciativas para conscientização da comunidade local
Em tempos onde a preocupação com o impacto causado no meio ambiente está no centro das atenções, a Termotécnica completa uma década de colaboração com o Coletivo Joinville Lixo Zero no patrocínio da Semana Lixo Zero que nesta edição será realizada entre os dias 20 e 28 de outubro, movimentando toda a cidade. “Ano após ano, de forma consistente, reforçamos nossa presença com uma programação voltada para a conscientização sobre a importância da destinação correta e reciclagem dos resíduos pós-consumo. Mostramos também como esse movimento pode promover no incremento da renda e na valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem e em outras cadeias produtivas, com a matéria-prima gerada por meio da reciclagem”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Entre os eventos âncora da 10ª Semana Lixo Zero Joinville está o Painel Indústria: Boas práticas Lixo Zero, no dia 26, às 8 horas, no salão nobre da ACIJ – Associação Empresarial de Joinville. Além de Regina Zimmermann, Diretora de Operações da Termotécnica, participam do debate os executivos Bruno Salmeron, Diretor de Operações da Schulz Automotiva, Fábio Deschamps, ESG da Docol, e Mônica Tomasi, Gerente Comercial da Reset Descarte Eletrônico. Eles irão compartilhar as estratégias de como é possível fazer a diferença, com engajamento dos profissionais, em prol de um ambiente mais sustentável. Inscrições gratuitas pelo link: sympla.com.br/evento/painel-industria-boas-praticas-lixo-zero/2207691

Os voluntários da Termotécnica irão realizar a Parada da Reciclagem, com dinâmicas e distribuição de brindes produzidos com matéria-prima de origem de EPS reciclado. Será no Shopping Mueller (em frente ao Livrarias Curitiba), no dia 27 de outubro. O objetivo é a conscientização e educação ambiental para a separação e a adequada destinação dos materiais recicláveis como o EPS, mais conhecido como isopor*. Em parceria com a Termotécnica, o Shopping Mueller terá um Ponto de Entrega Voluntária para receber embalagens de EPS pós-uso, de 23 a 28 de outubro.

Os funcionários da Termotécnica, que são os grandes porta-vozes e disseminadores desta conscientização ambiental, também serão impactados por ações direcionadas exclusivamente ao público interno. No dia 25 será realizado o Balcão Lixo Zero no espaço de integração da empresa, com voluntários apresentando iniciativas no conceito Lixo Zero.

Vídeocast Termotalks: Sustentabilidade na Prática com a Termotécnica

Referência nacional em economia circular e maior recicladora de EPS/isopor* do país, a Termotécnica lançou o Termotalks, videocast queaborda a sua jornada ESG (Ambiental, Social e Governança). Aberto para convidados, clientes, parceiros, colaboradores e público em geral, é um mergulho no mundo da sustentabilidade empresarial, com insights do Presidente Albano Schmidt, do Diretor Superintendente Nivaldo Fernandes de Oliveira e da Diretora de Operações Regina Zimmermann e apresentação do Marcos Iorio, Mentor e Curador de Inovação, ESG e Economia Circular.

Confira as histórias inspiradoras e as soluções práticas adotadas pela Termotécnica para construir um futuro mais sustentável. Disponível no canal do Youtube da Termotécnica e também no Spotify, você pode acessar o Termotalks através do linkhttps://www.youtube.com/watch?v=EH-nZ8sWTeE

Compromisso com a agenda 2030 da ONU

Como signatária do Movimento Nacional ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas, a Termotécnica reforça a sua atuação responsável e sustentável junto ao mercado, clientes, colaboradores e sociedade, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030.

A atuação da Termotécnica tem especial alinhamento e compromisso com o ODS 12, relativo à Produção e Consumo Sustentáveis, onde as metas fixadas para o ano 2030 são: reduzir pela metade o desperdício de alimentos nas vendas do varejo e nas cadeias produtivas e de abastecimento e reduzir a geração de resíduos através de atividades de prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

Portal Sou Reciclável desmistifica e incentiva a prática da reciclagem

Ainda são poucas as pessoas que sabem que o EPS/isopor* – pode ser totalmente reciclado. E ainda menos consumidores sabem como destinar corretamente aquela embalagem que protege a TV, o refrigerador ou as caixas que acondicionam frutas, alimentos e medicamentos. Para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS destas embalagens pós-consumo, a Termotécnica desenvolveu o portal Sou Reciclável (soureciclavel.com.br).

Quem acessar o portal terá informações de porquê reciclar esse material, como reciclar e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país. Para ampliar essa rede de parceiros, empresas e entidades que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no site.

Termotécnica: inovação com sustentabilidade

Detentora de mais de 100 marcas e patentes registradas desde a sua fundação, há 62 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de EPS no país, tendo a inovação e a sustentabilidade como seu propósito. Sua estratégia sustentável está consolidada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

*Isopor é uma marca registrada de terceiro

Contatos da assessoria de imprensa da Termotécnica
Logos Conexão e Conteúdo

Carla Lavina

carla.lavina

+55 47 9 9127 9834

Outubro Rosa: Brasil terá 73 mil novos casos de câncer de mama em 2023

0

Brasil terá 73 mil novos casos de câncer de mama em 2023

Para ajudar na prevenção, estudantes do técnico em Enfermagem da ETT fazem palestras e reforçam a importância do diagnóstico precoce

O Brasil terá um aumento significativo no número de casos de câncer de mama no triênio 2023-2025. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só em 2023 devem ser confirmados 73.610 novos casos, o equivalente a 66,54 para cada 100 mil mulheres. No triênio 2020-2022, esse número era de 61,61.

Entre os fatores de risco para o câncer de mama estão a gestação tardia (após os 30 anos), a não amamentação, estilo de vida, obesidade, alimentação industrializada, sedentarismo, histórico familiar de câncer de mama, entre outros.

Para chamar a atenção sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, o curso técnico em Enfermagem da Escola Técnica Tupy (ETT) – instituição que integra o ecossistema UniSociesc – aderiu ao Outubro Rosa. Durante este mês, estudantes e professores realizam ações no Campus UniSociesc Anita Garibaldi e em escolas públicas estaduais. São palestras, demonstrações de como fazer corretamente o autoexame e distribuição de panfletos informativos.

O enfermeiro e professor do curso técnico em Enfermagem, Lucas Zandonadi de Souza, diz que as atividades são realizadas pelos estudantes com apoio do professor de estágio. “As iniciativas são desenvolvidas com enfoque no que os alunos acreditam ser os pontos mais importantes em campanhas como o Outubro Rosa”, explica.

Segundo ele, nas escolas visitadas pelos estudantes, o objetivo é trabalhar a educação em saúde voltada para o público jovem. “No caso do câncer de mama, a melhor forma de combatê-lo é com informação. Diagnósticos precoces reduzem em muito a taxa de mortalidade e o autoexame é fundamental para isso. Os estudantes também abordam os cuidados com a saúde mental, essencial para quem está em tratamento contra o câncer”, ensina.

Homens também podem ter a doença

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, sendo a principal causa de mortalidade quando se trata de neoplasia. A doença ocorre quase exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.

Entre as mulheres, a maior incidência está nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com 70% dos casos. Os principais sinais são nódulos na mama, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo, perda de líquido em um dos mamilos ou, ainda, pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas. A qualquer desses sinais é importante procurar um médico.

Segundo a professora do curso técnico em Enfermagem da ETT, Layara Ribeiro, a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco. “É importante que todos nós tenhamos uma vida mais saudável, com atividade física e boa alimentação. Amamentar também é um fator protetor, assim como fazer consultas periódicas e a mamografia após os 40 anos de idade.”

A principal dica, ensina Layara, é “realizar o autoexame com frequência e, assim, conhecer o próprio corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas”. Na maioria das vezes, o câncer de mama é descoberto pelas próprias mulheres. “Há muita esperança depois de um diagnóstico e temos visto bons resultados nos tratamentos, melhorando a qualidade de vida destas pacientes”, afirma a professora.

Dicas de prevenção

1. Faça o autoexame regularmente.

2. Mantenha hábitos saudáveis, atividades físicas e alimentação equilibrada. Isso ajuda a reduzir em 17% os casos de câncer de mama.

3. Se há casos de câncer de mama na família, faça acompanhamento médico e exames periódicos: 67% das pacientes com câncer de mama já tinham alguém da família com a doença.

4. Realize mamografia regularmente após os 40 anos. Mais de 50% das mulheres subestimam a importância deste exame.

5. Não fume e reduza o consumo de bebidas alcoólicas.

6. Se estiver na menopausa, faça a reposição hormonal com acompanhamento de um especialista.

7. É recomendado, ainda, que as mulheres amamentem pelo máximo de tempo que puderem.

SOBRE A ETT

Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.

Assessoria de imprensa ETT

Graziela Lindner

(47) 99176-0080

Prêmio Literário AJL recebe 499 inscrições e divulga finalistas

0

4º PRÊMIO LITERÁRIO CARLOS ADAUTO VIEIRA

Academia Joinvilense de Letras divulga lista dos estudantes finalistas de 23 escolas públicas e privadas de Joinville

Vencedores, entre os 499 inscritos, serão conhecidos em evento

no dia 18/10, na Harmonia-Lyra

A Academia Joinvilense de Letras (AJL) acaba de divulgar em seu site a lista dos estudantes finalistas do 4º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira. A revelação dos vencedores será realizada no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 19h, na sede da instituição, na Sociedade Harmonia-Lyra (rua Quinze de Novembro, 485, centro). A lista pode ser conferida neste link.Os alunos, finalistas nas 6 categorias do prêmio, estudam em 23 diferentes instituições de ensino públicas e privadas de Joinville.

O 4º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira recebeu 499 inscrições de redações, crônicas, contos e poesias de estudantes do ensino Fundamental e Médio de Joinville, de escolas públicas e particulares. Os trabalhos foram pré-selecionados pelos professores e alunos do curso de Letras da Univille e os vencedores foram definidos por júri formado por escritores da Academia Joinvilense de Letras.

Além da premiação aos três primeiros colocados, serão concedidas menções honrosas aos autores que se destacaram. Como a comunidade estudantil se caracteriza pela diversidade, Comissão Organizadora decidiu criar uma categoria inclusiva, reconhecendo a produção de alunos especiais.

Serão premiados alunos e professores, com valores em dinheiro que chegam a R$ 350,00, kit de livros e publicação dos textos no site da AJL, entre outros. O concurso é promovido pela AJL e conta com o apoio cultural do curso de Letras da Univille e patrocínio da Associação Wolfgang Goethe.

Os primeiros colocados receberão um prêmio no valor de R$ 350,00, os segundos colocados, R$ 250,00 e os terceiros colocados, R$ 150,00. Eles também receberão medalha e certificado. As menções honrosas receberão certificado. O professor do aluno vencedor receberá um brinde surpresa.

Informações adicionais e entrevistas

Maria Cristina Dias – Presidente da AJL – (47) 9 8401-2521

Hapvida NotreDame Intermédica ultrapassa marca de 8 milhões de teleconsultas

0

Hapvida NotreDame Intermédica ultrapassa marca de 8 milhões de teleconsultas

Atualmente a operadora realiza mais de 400 mil atendimentos remotos por mês

A Hapvida NotreDame Intermédica ultrapassou a marca de oito milhões de teleconsultas no terceiro trimestre de 2023. A operadora, que em 2021 efetuava 190 mil atendimentos remotos por mês, neste ano, realiza mais de 400 mil consultas virtuais mensais. Os números correspondem a todas as soluções oferecidas, como consultas agendadas e de urgência. O serviço obteve um crescimento superior a 110% nos últimos dois anos.

Segundo Marcelo Moreira, diretor médico de Padronização e Protocolos Médicos, o isolamento vivenciado durante a pandemia acelerou a adoção da tecnologia e a mudança de comportamento do cliente, que passou a demandar um bom serviço de telemedicina. “Outros fatores responsáveis pelo crescimento no uso da teleconsulta são benefícios como a comodidade, a segurança para o cliente e a velocidade para atuar no começo dos sintomas”, afirma.

Com mais de 20 especialidades médicas disponíveis para agendamento em seus canais de atendimento, a Hapvida NotreDame Intermédica também superou os indicadores de qualidade como satisfação e resolutividade. De acordo com Ádria Cândido, diretora de Saúde Digital, Centros Clínicos e Medicina Preventiva, esse resultado é fruto de um trabalho minucioso e educativo, desenvolvido para engajar os beneficiários, facilitar a jornada do paciente e prover o cuidado de forma cômoda e resolutiva.

Dentre os diferenciais do atendimento digital, estão as tecnologias desenvolvidas pela própria empresa, como as plataformas de interação médico-paciente, que busca oferecer uma experiência fluida aos clientes, e de prescrição digital, que envia os documentos de forma rápida e segura. Além disso, os beneficiários também têm acesso a sessões de psicoterapias, acompanhamento nutricional e a renovação digital de receita. Essas facilidades reforçam a preocupação da empresa em sempre inovar e oferecer o melhor serviço para os seus pacientes.

“Embora o crescimento no número de consultas tenha sido expressivo, mantivemos a taxa de resolutividade acima de 90% nas teleconsultas eletivas, ou seja, sem a necessidade de uma nova consulta presencial na mesma especialidade em até 60 dias após o atendimento virtual”, conta Ádria Cândido.

A conveniência de realizar uma teleconsulta em qualquer lugar é um fator decisivo para o sucesso no uso da modalidade na instituição. "Temos o cuidado de sempre atender as necessidades dos nossos clientes, que hoje buscam menos filas de espera, evitar deslocamentos e mais qualidade nos serviços", finaliza.

Para saber mais acesse: https://www.hapvida.com.br/marcar-teleconsulta/ e https://www.gndi.com.br/beneficiario/telemedicina

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.