Clínica-geral da Hapvida NotreDame Intermédica orienta sobre boas práticas para prevenir casos de trombose

Clínica-geral da Hapvida NotreDame Intermédica orienta sobre boas práticas para prevenir casos de trombose

Neste sábado, 16 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Trombose. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), diariamente, em média 113 brasileiros são internados na rede pública para tratar o quadro.

A trombose ocorre a partir do desenvolvimento de um coágulo, o trombo, em um vaso sanguíneo. A situação provoca o entupimento e dificulta o retorno venoso ao coração. Vanessa Rodrigues, clínica-geral da Hapvida NotreDame Intermédica, reforça a importância de manter bons hábitos para a prevenção da doença.

De acordo com a médica, é essencial fazer uma boa ingestão de líquidos: “A água é de extrema importância para o funcionamento do organismo e ajuda a evitar episódios de trombose”. Por outro lado, Vanessa recomenda evitar o cigarro e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, de gorduras saturadas e de excessos de calorias.

Publicidade

Outro alerta da clínica-geral é para quem fica sentado por muitas horas: “Faça pequenas pausas, dê uma levantada, se alongue e caminhe um pouco para facilitar e melhorar a circulação de sangue. A prática de exercício físico é fundamental para a saúde”. Já os pacientes com episódios de varizes devem usar meias compressivas, de acordo com a profissional. “As varizes são veias que têm a incapacidade de fazer o seu trabalho adequadamente. As meias com compressão auxiliam no retorno do sangue para o coração. Desta forma, evitam episódios de complicações, como os de trombose”, explica.

Condições que aumentam as probabilidades de desenvolver o quadro
• Gestação;
• Histórico de varizes nas pernas;
• Obesidade;
• Ter mais de 60 anos;
• Tratamento oncológico;
• Uso de anticoncepcionais.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 77 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

bb93ceae-d59a-9cce-95aa-fe4881c51cf3.jpg
Leia também:  Esquadrilha da Fumaça faz apresentação em Joinville