Conecta Joinville leva serviços gratuitos para a comunidade da Zona Sul

Moradores da região do bairro Paranaguamirim aproveitaram um dia diferente neste sábado (9), com a realização da primeira edição do Conecta Joinville. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Ada Sant’Anna da Silveira.

Rafaela da Rocha é moradora do bairro e aproveitou o dia para se candidatar as vagas de emprego oferecidas pelo Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores, Sine e agências de emprego da cidade.

Publicidade

“Eu estou quatro anos fora do mercado de trabalho. Quando tive a minha filha, resolvi ficar os primeiros anos com ela e agora que ela foi para a creche, estou procurando uma vaga de emprego”, conta Rafaela.

Além das oportunidades de trabalho, diversos outros serviços públicos, de instituições parceiras e da iniciativa privada foram oferecidos. Teve até expositor que aproveitou para conhecer os serviços de outras instituições. É o caso de Silvana Silva, que estava trabalhando em uma das instituições, mas curtiu uma massagem relaxante durante os minutos de folga. “Foi muito boa a massagem e é legal porque podemos conhecer outros serviços”, diz Silvana.

Leia também:  Veja os horários dos serviços durante o feriado de Tiradentes

Para o prefeito Adriano Silva, essa é uma oportunidade da população ter acesso aos serviços perto de casa. “Estamos felizes com o resultado do evento. A comunidade está participando e são vários serviços disponíveis na cidade, que muitas vezes as pessoas não acessam por desconhecimento. Então aqui é uma reunião de todos esses serviços, não só da prefeitura, como de instituições e iniciativa privada. Isso é estar mais próximo da sociedade. Parabéns ao time que organizou o Conecta Joinville”, elogiou o prefeito.

Miguel dos Santos Rocha, de apenas 7 anos, curtiu a manhã com as atividades de recreação. Acompanhado da mãe, o menino era só alegria. “Ele já foi em várias brincadeiras e levamos sorte porque hoje era meu dia de folga no trabalho. O evento está bem organizado, então temos que aproveitar”, fala Elaine dos Santos Rocha, mãe do menino.

O Conecta Joinville é realizado pela Prefeitura de Joinville, com organização do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) e apoio de todas as secretarias e de entidades parceiras voluntárias. A expectativa é realizar ações como essa periodicamente, aproximando o poder público da comunidade.

Leia também:  Procon de Joinville otimiza acesso aos usuários ao retornar com atendimento sem agendamento

“Nós temos um trabalho voltado para o desenvolvimento territorial. Tem a questão da geração de renda, mas também de preparar o trabalho para o mercado de trabalho e orientar aqueles que desejam empreender. Desenvolver a cidade, passa pelo desenvolvimento das pessoas. Quando trabalhamos com essa abordagem, melhoramos além das questões econômicas também as áreas de sustentabilidade e contribuímos para a autonomia de cada região, explica Cristina Nogueira, diretora da Secretaria de Assistência Social da prefeitura.

Profissionais da saúde ofereceram uma série de serviços, como vacinação contra a Covid-19, aferição da pressão arterial, além de dicas nutricionais, de fonoaudiologia e de prevenção contra a dengue, saúde da mulher e importância da doação de sangue. O público que foi até a escola pode aproveitar gratuitamente serviços de estética e cosmética, podologia e terapias integrativas e complementares.

As exposições chamaram a atenção das crianças e das famílias que tiraram fotos com os equipamentos levados pela Seinfra e Corpo de Bombeiros Voluntários. Além disso, agentes do Departamento de Trânsito (Detrans), da Escola Pública de Trânsito (Eptran), e da Defesa Civil estavam conversando com o público e orientando sobre trânsito e prevenção a eventos climáticos.

Leia também:  Prefeitura é intimada a prestar esclarecimentos sobre Transporte Coletivo

Quem precisou também recebeu orientação jurídica de uma faculdade parceira sobre questões civis, como direito do consumidor. Em outro stand, voluntários estavam presentes para tirar dúvidas sobre o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2022.

O público que foi encaminhado, pode tirar a Carteira de Identidade porque o Instituto Geral de Perícia (IGP), esteve presente. Instituições explicaram sobre como aderir ao programa Jovem Aprendiz.

A Companhia Águas de Joinville ofereceu acesso a diversos serviços, como inclusão à tarifa social e oportunidade de negociar faturas de água pendentes com condições especiais. O Expresso da Águas, unidade móvel da Companhia, também estava no local com uma maquete que permitiu aos visitantes conhecerem o ciclo do saneamento. As crianças puderam se divertir com o mascote Fritz, jogos educativos e atividades recreativas.

Atrações culturais, musicais, dança, esportes, recreação e educação física animaram o público. Foi um sábado de muito aprendizado com oficinas, palestras sobre desenvolvimento humano e rodas de conversa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui