Dentista do Hapvida Interodonto compartilha dicas para minimizar os impactos do consumo de açúcar nos dentes d as crianças

Dentista do Hapvida Interodonto compartilha dicas para minimizar os impactos do consumo de açúcar nos dentes das crianças

Manter uma alimentação saudável na infância, com o controle de ingestão de açúcar e alimentos industrializados, colabora não somente com uma melhor qualidade de vida como também com a saúde bucal dos pequenos.

A relação ocorre porque o açúcar, quando ingerido, favorece a formação de cáries, considerada a maior vilã dos dentistas. “É comprovado que, desde que nascem, as crianças têm uma preferência pelo sabor doce, mas temos que evitar. O açúcar só pode ser oferecido após os dois anos e de maneira restrita”, adverte a dentista do Hapvida Interodonto, Mirele Nobre.

Segunda ela, o risco maior de cárie está relacionado não à quantidade de açúcar presente no alimento, e sim à frequência que o alimento é consumido. “Esse açúcar, quando ingerido, encontra na boca bactérias que irão fermentá-lo e transformá-lo em um meio ácido. Ele corrói o esmalte dentário levando à desmineralização do dente e possibilitando a formação de uma cárie”, explica.

Publicidade

Mirele também reforça que, caso haja o consumo de doces, é essencial que a criança crie o hábito da escovação, de preferência até 30 minutos após a ingestão. “Depois desse prazo, vai acontecer o processo de desmineralização, o que facilita a formação da cárie. Fazendo a escovação logo após a ingestão do doce, o creme dental que é fluoretado ajuda a remineralizar esse dente, evitando a formação da cárie”, frisa a dentista.

Escovação noturna

Considerada a mais importante do dia, a escovação noturna se torna ainda mais necessária nesse cenário. Por essa razão, a dentista do Hapvida Interodonto sugere que as crianças reduzam o consumo de doces antes de dormir e que os pais supervisionem a escovação a fim de que a higienização ocorra de maneira correta. “Nesse período as bactérias têm mais facilidade de proliferar justamente pela redução salivar”, destaca Mirele.

Alimentos saudáveis

No lugar de doces e outros alimentos industrializados, a dentista aconselha que os pais priorizem alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, e incentivem a ingestão de água, tida como fundamental para a saúde bucal das crianças.

Outra dica é em relação ao armazenamento dos alimentos em casa. A especialista sugere que os pais evitem deixá-los expostos em prateleiras de fácil acesso para as crianças, o que favorece a curiosidade e, consequentemente, o consumo do produto. “Também é importante a visita regular ao dentista, de seis em seis meses, para fazer o acompanhamento, o controle, as prevenções e também as orientações de saúde bucal”, conclui Mirele.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Fotos

529d704b-83b2-37bf-5d5f-50bdf4e30011.jpeg

Legenda: Mirele Nobre, dentista do Hapvida Interodonto

c224885f-a2e0-3eda-fc7f-cf1e16519ece.jpeg

This email was sent to michelle.castro
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
Michelle Castro · Via Napoli · Joinville, SC 89219-600 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Leia também:  Hapvida NotreDame Intermédica seleciona startups para programa de inovação aberta