Dia das Mães: psicóloga ressalta a importância da rede de apoio em prol da saúde emocional das mulheres

Dia das Mães: psicóloga ressalta a importância da rede de apoio em prol da saúde emocional das mulheres

Neste domingo, 14 de maio, é celebrado o Dia das Mães. Elaine Souza, psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica, ressalta a importância com os cuidados da saúde emocional das mulheres a quem todos devem a própria existência. “A mulher, por muitas vezes, é esquecida dentro da maternidade. Muitas acreditam na romantização desse papel e que precisam dar conta de tudo, sem reclamar, buscar ajuda e compartilhar as suas angústias. O número de transtornos desenvolvidos nesse período só cresce. É muito importante que elas consigam reconhecer o seu sofrimento dentro desse período; validar que esse sofrimento existe e, a partir daí, buscar ajuda”, recomenda.

A psicóloga sugere que durante a gestação já sejam organizadas redes de apoio de familiares ou amigos. “A rede de apoio deve estar atenta para as necessidades dela e como está lidando com esse período que exige tanto fisicamente e emocionalmente. O ideal é que a gestante busque também o apoio de um profissional para que esse momento seja vivido de uma forma mais leve”, sugere.

Na avaliação de Elaine, a chegada de uma criança tende a trazer expectativas, alegrias e também sentimentos de angústia: “O puerpério costuma ser vivenciado como um período de mudanças no corpo, da autoimagem, na vida pessoal, na vida profissional, na libido, no relacionamento afetivo e de privação de sono. É preciso estar atento se existe um histórico de depressão da mãe e na família. A mulher deve entender que a maternidade trará desafios e mudanças e que pode passar por isso lembrando que é só uma fase. Deve se perdoar nessa caminhada, não se exigir tanto e entender que sempre é hora de pedir ajudar”.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Publicidade

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Imagens

Foto

d58d8c5b-6a39-7897-4b43-1a9745082a08.jpg

Crédito: Freepik.com.

Vídeos

9ac212c7-21de-a759-b314-9dd62df33fac.jpg

• Link para download válido até 14/5

acf8fd3b-9279-a889-9ff4-bc179ad5b8ee.jpg
This email was sent to michelle.castro
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
Michelle Castro · Via Napoli · Joinville, SC 89219-600 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Leia também:  Pediatra do Hapvida NotreDame Intermédica alerta sobre a importância do tratamento precoce da bronquiolite