Home Variedades Dia dos Namorados: dicas para cultivar relacionamentos amorosos saudáveis

Dia dos Namorados: dicas para cultivar relacionamentos amorosos saudáveis

0
Dia dos Namorados: dicas para cultivar relacionamentos amorosos saudáveis

Especialistas do Hapvida NotreDame Intermédica falam sobre relações tóxicas e importância da vida sexual

Nesta segunda-feira, 12 de junho, é celebrado o Dia dos Namorados. Especialistas do Hapvida NotreDame Intermédica ressaltam alguns pontos importantes a serem observados para cultivar relacionamentos amorosos saudáveis. “O relacionamento deve fazer você se sentir melhor, trazer mais bem-estar, aconchego, alegria, prazer e conforto”, afirma Elaine Souza, psicóloga da companhia.

Conforme Elaine, o relacionamento tóxico gera o efeito contrário e afeta a vida negativamente: “É um processo que acontece de forma gradual, e muitas pessoas não percebem o que estão vivenciando, pois, normalmente, o abusador é sedutor. Ele vai oferecer muito no início da relação e dar tudo que a vítima espera, conquistar de todas as formas”.

De acordo com a psicóloga, com o passar do tempo, inicia-se o processo de coerção psicológica, que é sutil. “Outras violências vão se instalando e, consequentemente, começa um ciclo de hostilidade. É muito importante estar atento aos sinais que configuram um relacionamento tóxico: muito controle, ciúme excessivo, dependência emocional elevada, ameaças, manipulação, mentira, culpabilização, falta de apoio e críticas excessivas”, orienta.

A vida sexual do casal

Outro aspecto relevante destacado por Elaine é a vida sexual do casal: "O sexo melhora a autoestima, a cognição e a memória. Previne câncer de próstata e reduz pressão arterial. Traz inúmeros benefícios para o indivíduo e é projetado no relacionamento de uma forma muito positiva. É uma excelente forma de aumentar a intimidade e o vínculo afetivo do casal".

Já a nutricionista Ruth Pereira recomenda o consumo de alimentos afrodisíacos, que são aqueles têm, em sua composição, nutrientes e substâncias que podem interferir na liberação dos hormônios sexuais: "Eles têm o potencial de promover o aumento da libido e do fluxo sanguíneo, e ajudar no processo de excitação e no desempenho sexual”.

Ruth orienta a apostar no triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que dá a sensação de prazer, relaxamento e felicidade. Pode ser encontrado em alimentos como aveia, castanhas, chocolate 70% cacau, leite, mel, ovos e peixe. Outra dica da nutricionista é investir em alimentos capazes de aumentar o fluxo sanguíneo e, com isso, aprimorar uma melhor resposta sexual. Alguns exemplos são canela, frutas vermelhas como o morango, pimenta e vinho tinto.

Além disso, a especialista recomenda a ingestão de zinco, nutriente que ajuda na liberação de hormônios sexuais, principalmente a testosterona. Frutos do mar, como a ostra, e sementes de abóbora e de girassol são fontes elencadas pela nutricionista. Para o dia da celebração do Dia dos Namorados, Ruth sugere evitar o consumo de preparações com grandes volumes e níveis de gordura; e o excesso de proteínas, por provocarem uma maior concentração sanguínea na digestão, o que causa sonolência e reduz a disposição.

6d12f4e9-7629-be53-2bae-e324e42f6ccf.jpg

Sobre o Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia do Brasil. Com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato da companhia foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 84 hospitais, 78 prontos atendimentos, 335 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

This email was sent to michelle.castro
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
Michelle Castro · Via Napoli · Joinville, SC 89219-600 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here