Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Um projeto para aproximar e engrandecer os laços entre o Brasil e a Alemanha. É com este sentimento que o Grupo ND lançou em Joinville, nesta quarta-feira (3), o especial em homenagem Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, em evento realizado na Sociedade Harmonia Lyra. O projeto irá revisitar a história da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao país e relembrar toda a herança cultural e social deixada por eles.

Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – Foto: André Kopsch/ND

Herança presente na gastronomia, na arquitetura, religiosidade e economia, com grandes indústrias que contribuem para o desenvolvimento de Santa Catarina. A tradição alemã está registrada na história do Estado, mas permanece viva no dia a dia dos catarinenses de diferentes formas.

Publicidade

Para concretizar esta importante iniciativa, o Grupo ND está mobilizando uma grande equipe de jornalistas, produtores, cinegrafistas, redatores e profissionais necessários para realizar um projeto robusto e abrangente nas diferentes plataformas da empresa. Além disso, a iniciativa conta com a colaboração de historiadores e pesquisadores tanto no Brasil quanto na Alemanha, sob curadoria de Suelli Petry e Dolores Tomaselli.

Tomaselli define como maravilhosa a oportunidade de transmitir a história de trabalho e luta dos imigrantes alemães para as futuras gerações. “Valorizar estas pessoas que vieram com uma passagem só de vinda, sem ter para onde voltar. Chegaram aqui e não era o que tinham dito para eles lá [na Alemanha], mas era ficar ou ficar.”

O Grupo ND também terá parceiros estratégicos para construir o especial em homenagem ao Bicentenário, com conteúdos para televisão, jornal impresso e site, além de um gibi e um documentário, exibidos e divulgados ao longo dos próximos seis meses.

Especial em homenagem ao Bicentenário enaltece atuação dos imigrantes na economia

O projeto persegue um tripé baseado em conhecer, reconhecer e homenagear. Assim, pretende contar a história a importância da imigração alemã para o desenvolvimento de Santa Catarina, dar o devido valor às mulheres e homens que ajudaram a construir o Estado e homenagear 50 lideranças catarinenses de origem germânica, podendo perpetuar os valores, o trabalho, a alegria e a cultura dos descendentes alemães.

“Nós vamos neste projeto, além de mostrar isso tudo, mostrar a questão econômica, as grandes empresas, que estão na quarta, quinta geração, começaram do zero, e fazem parte do poder e da consistência econômica do Estado”, afirma o presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli.

Consistência econômica representada por empresas como a Tigre que, ao lado de Fiedler, Koerich, Ciser e Duas Rodas, patrocina o projeto do Grupo ND. “Para nós da Tigre é emblemático, porque se não fosse a participação do seu João Hansen, lá nos anos 40 em uma feira de Hannover, na Alemanha, talvez a Tigre não seria a empresa que é hoje, gerando 5 mil empregos e 23 fábricas pelo mundo”, destaca Julio Franco, executivo do Instituto Carlos Roberto Hansen.

Violonista Guilherme Perius e pianista Daniele Haak fizeram parte da apresentação do projeto – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND
Evento foi realizado no Harmonia Lyra – André Kopsch/ND
O diretor regional do Grupo ND, Silvano Silva, explicou que o local selecionado para realizar o lançamento foi a primeira escola de balé da professora Liselott Trinks – André Kopsch/ND
O presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, apresentou o projeto durante a manhã desta quarta-feira (3) – André Kopsch/ND
Escola de Bandoneon de Joinville e a princesa da Festa do Colono – André Kopsch/ND
Presidente do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville, Luis Luckow, ressaltou a importância da iniciativa para registrar a história da imigração alemã na cidade – André Kopsch/ND
Dolores Tomaselli é uma das curadoras da iniciativa – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND
Alexandre Cidral, reitor da Univille, também esteve presente no evento – André Kopsch/ND
O cônsul honorário da Alemanha no Brasil, Rodrigo Bornholdt, esteve presente durante lançamento do projeto em Joinville – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND
Julio Franco, executivo do Instituto Carlos Roberto Hansen, também esteve presente no evento – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND
Secretário de Comunicação da prefeitura de Joinville, Thiago Boeing, afirmou que a iniciativa contribui para que a população consiga entender a sua própria história – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND
Equipe comercial do Grupo ND em Joinville – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND
Em Joinville, Grupo ND lança projeto especial do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – André Kopsch/ND

Projeto especial do Bicentenário foi lançado na primeira sala de balé de Joinville

O local do lançamento do projeto foi escolhido estrategicamente, com apresentações do violonista Guilherme Perius e da pianista Daniele Haak, além da Escola de Bandoneon de Joinville e a presença da princesa da Festa do Colono. “O Harmonia Lyra tem muito significado. Esta sala, o foyer onde a gente escolheu para fazer o lançamento, tem a primeira mesa da Câmara de Vereadores de Joinville, aqui foi a primeira escola de balé da professora Liselott Trinks”, explica Silvano Silva, diretor regional do Grupo ND.

Liselott Trinks era descendente de alemães e teve participação significativa para a construção da cultura da dança na cidade. O local onde ocorreu o lançamento do projeto abriga o piano usado pela professora e também barras e espelhos da primeira sala de balé de Joinville.

Além do processo migratório durante o século XIX, muitos alemães encontraram no Brasil um local de recomeço entre a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, diante das dificuldades econômicas que enfrentavam na Europa, “vindo para cá e para construir um novo futuro e trazendo valores importantes aqui para o Brasil”, diz o cônsul honorário da Alemanha no Brasil, Rodrigo Bornholdt.

Para o secretário de Comunicação da prefeitura de Joinville, Thiago Boeing, a iniciativa do Grupo ND de homenagear o Bicentenário da Imigração Alemã contribuiu para que a população consiga entender a sua própria história. “Faz com que a gente possa olhar para o passado, mas vendo uma Joinville melhor lá no futuro”, diz Boeing.

O presidente do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville, Luis Luckow, ressalta a importância da iniciativa para registrar a história da imigração alemã na cidade. “É uma questão de valorizar os nossos imigrantes alemães e reconhecer o valor que eles deixaram e o legado que está aqui na nossa cidade”, afirma.

Ao todo, a partir deste mês de julho, o especial do Bicentenário exibirá 16 reportagens especiais nas telas da NDTV. Já o documentário contará com quatro capítulos, misturando história e dramaturgia. O jornal ND terá um caderno especial para o projeto e, para as crianças, um gibi contará a história da imigração alemã de forma lúdica.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.