Enfermeira do Hapvida NotreDame Intermédica recomenda cuidados para evitar quedas de idosos

Enfermeira do Hapvida NotreDame Intermédica recomenda cuidados para evitar quedas de idosos

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira está cada vez mais velha. O número de pessoas com menos de 30 anos caiu 5,4% entre 2012 e 2021. A parcela jovem representava 56,1% da população total em 2021. Já em 2012, quando teve início a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características Gerais dos Moradores, este percentual era de 50,1%.

Por conta da crescente elevação da população madura no País, Helayne Moura, enfermeira especialista em urgência e emergência e coordenadora de enfermagem da Atenção Primária do Hapvida NotreDame Intermédica, chama a atenção para quadros de saúde típicos de idosos e que podem elevar as chances de quedas. “Artrose, artrite, osteoporose, demências, mal de Alzheimer e mal de Parkinson são doenças muito frequentes na terceira idade. Hipertensão, diabetes, a acuidade visual, e a visão periférica são questões que costumam ser impactadas naturalmente em decorrência da idade. É fisiológico”, explica.

Dicas de prevenção

Publicidade

A enfermeira dá dicas que podem ajudar a prevenir algum acidente proveniente de queda:

• Ter uma boa iluminação para visualizar bem o que está à frente e ao redor;
• Dar preferência a calçados fechados e confortáveis, e evitar chinelos e sapatos abertos;
• Usar barras do banheiro para evitar quedas durante o banho. “Há pacientes que caem, batem a cabeça e desenvolvem um caso de TCE (traumatismo craniano encefálico”, alerta.
• Trocar as escadas por rampas de acesso.

Sobre o Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia do Brasil. Com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato da companhia foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 84 hospitais, 78 prontos atendimentos, 335 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

6dcf3413-d4db-26c7-0c62-0dd761ae0e60.jpg
Leia também:  Ginecologista do Hapvida NotreDame Intermédica fala sobre os impactos dos hormônios na saúde da mulher madura