Variedades

Estudante de Joinville conquista o primeiro lugar geral na UFPR e acumula sete aprovações em vestibulares

Gabriela comemora a aprovação no vestibular da UFPR Crédito: divulgação

Gabriela Duarte Correa, de 19 anos, destacou-se entre os 8.576 participantes da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), obtendo a pontuação de 928.261 e conquistando a posição de liderança no vestibular mais concorrido do estado. Seu objetivo era garantir uma vaga em Engenharia Mecânica, e agora ela faz parte do grupo de 4.372 calouros que ingressarão em 2024.

Natural de Joinville (SC), Gabriela é aluna do Curso e Colégio Positivo desde a 1.ª série do Ensino Médio, onde obteve uma bolsa de estudos por meio do “Vestibulinho”, o concurso de bolsas da instituição. “Eu estava confiante nos resultados, e com base na minha preparação e nos feedbacks dos professores, havia a possibilidade de conquistar a primeira posição geral, mas não esperava que isso realmente acontecesse”, afirmou. Essa não é a primeira vez que Gabriela é aprovada na UFPR; ainda no segundo ano do Ensino Médio, ela também foi aprovada em Engenharia Mecânica.

Leia também:  Lançamento da campanha para incentivar adoção responsável, castração e microchipagem de animais

Gabriela acumulou aprovações em diversos vestibulares pelo país. No Terceirão, conquistou o 3.° lugar em Engenharia Aeroespacial na UFSC, o 2.° lugar na UNB e o 2.° lugar pelo Sisu na UFSM. No Enem da USP, obteve a 2.ª posição em Oceanografia. No último ano, com a preparação no Curso Positivo, alcançou o 9.° lugar geral em Engenharia Aeroespacial na UFSC.

Quanto às aprovações, Gabriela expressou seu sentimento de dever cumprido. “É muita felicidade e alegria, e também gratidão aos meus professores, família e amigos, que fazem parte dessa conquista”, disse. Agora, ela aguarda confiante o resultado do vestibular da USP, que será divulgado na próxima segunda-feira (22), e sonha com a vaga em Engenharia Aeronáutica. “Apesar de admirar muito a UFPR, minha escolha é pela USP, que oferece o curso que sempre sonhei em fazer”, completou.

Leia também:  Museu de Sambaqui recebe grupo indígena para visitação guiada

Em relação aos números do vestibular, a UFPR recebeu 35.096 inscrições em 2023, um aumento de 6,2% em comparação ao processo seletivo de 2022. A maioria dos aprovados (55,54%) cursou o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, e 55,95% concluíram o ensino médio em 2023. Entre os aprovados, 51,60% são do sexo feminino, e 48,40%, do sexo masculino. Além disso, 88,98% residem no Paraná, sendo 21,09% em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, 19,05% no interior do Paraná e 11,02% fora do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *