Idosos e profissionais da saúde podem receber a vacina contra a gripe, em Joinville

João Neri de Medeiros, morador do bairro Glória, foi um dos primeiros joinvilenses a receber a vacina contra a gripe, no Centreventos Cau Hansen, na manhã desta segunda-feira (4), quando inicia a Campanha Nacional contra a Influenza.

“Desde os 60 eu tomo a vacina da gripe todo ano e tenho notado melhora e por isso continuo. Fico mais protegido”, explica João ,que na semana passada também foi imunizado com a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.

Publicidade

Este ano, além das Unidades Básicas de Saúde da Família, a vacina contra a Influenza é aplicada também na Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen.

“A ideia é que a gente chegue o mais próximo da população possível para que facilite a adesão de todas as campanhas. A vacina da influenza protege contra a H1N1, H3N2, e tipo B. A vacina tem uma proteção alta, então quanto mais vacinada a população estiver, melhor é para não adoecer, sobrecarregar o sistema de saúde e não transmitir para outras pessoas, principalmente para quem está perto da gente”, informa Fabiana Almeida, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville.

Leia também:  No Dia D de vacinação, Joinville aplica 4,3 mil doses de imunizantes

Até o dia 30 de abril, o público-alvo da vacina contra a Influenza são idosos a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. A partir de 30 de abril a 3 de junho, a campanha vai incluir crianças de 6 meses até 4 anos.

Depois, a partir do dia 2 de maio, poderão receber o imunizante contra a influenza professores, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

Joinville também vacina contra o sarampo

Já a Campanha do Sarampo vai imunizar os trabalhadores da saúde até o dia 30 de abril. De 30 de abril até 3 de junho, crianças de 6 meses até 4 anos poderão receber o imunizante.

Leia também:  Prefeitura de Joinville realiza segunda edição do mutirão “Família Protegida”

“Em 2016, o Brasil conseguiu o certificado de eliminação do sarampo, mas em 2018, a gente teve a reintrodução do vírus no país. Essa é uma doença muito grave em menores de um ano. Então, quanto mais a população estiver protegida, reduz a chance de transmitir para as crianças”, reforça Fabiana.

Locais e horários para imunização

– UBSFs (com exceção de Jativoca e Morro do Amaral): de segunda a sexta-feira, confira a lista completa e os horários no site da Prefeitura de Joinville.
– Central de Imunização do Centreventos: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 / sábado e domingo, das 8h às 13h.