Joinville sedia etapa nacional do Campeonato Brasileiro de Badminton 2022

Até o dia 1º de maio (domingo), Joinville recebe mais um importante evento esportivo ao sediar a 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton, evento que integra o Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI – CBC 2022.

Ao todo, 411 jogadores, disputarão 674 partidas, nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Adulto, valendo pontuação para o ranking nacional.

Publicidade

Os atletas são filiados à Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e representam 14 Estados, incluindo Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e também Santa Catarina, com integrantes das cidades de Joaçaba, Ibirama, Blumenau, Caçador e Florianópolis.

Os jogos serão realizados no Centreventos Cau Hansen, a partir das 8h30, com entrada gratuita para o público. As provas também serão transmitidas pela internet, pelo canal da CBBd no YouTube (youtube.com/c/tvcbbd).

Leia também:  Polícia Civil efetua prisão de suspeito de homicídio em São Francisco do Sul

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Victor Luz Lee, a vinda da etapa nacional do Campeonato Brasileiro Interclubes para Joinville, é reflexo da experiência positiva obtida em 2021, quando a cidade sediou o Campeonato Sul-Americano de Badminton.

“Joinville oferece toda a estrutura que a gente precisa para realizar nossas competições, com o espaço do Centreventos Cau Hansen, o apoio da Secretaria de Esportes e rede hoteleira”, afirma o presidente.

Em outra iniciativa inédita nos torneios realizados pela CBBd, o evento também conta com espaço de food trucks no Expocentro Edmundo Doubrawa, oferecendo mais comodidade para os atletas e para o público que for prestigiar os jogos.

Para o secretário de Esportes de Joinville, André Mattos, um dos objetivos da secretaria é colocar Joinville no cenário nacional de eventos esportivos. Um exemplo é a cidade ter sido sede de outros campeonatos importantes no ano passado.

Leia também:  Cerca de 27 mil moradores têm acesso ao esgotamento sanitário em cinco bairros de Joinville

Sonhos em quadra

Modalidade olímpica crescente no cenário esportivo nacional, o badminton vem conquistando a juventude e formando novos atletas.

Aos 11 anos, Emily Benevides é integrante da Academia de Badminton do Amazonas e veio de Manaus para participar dos jogos em Joinville. Ela pratica badminton há três anos e, até o momento, é a primeira do ranking do Campeonato Brasileiro Interclubes 2022.

Como expectativa para o torneio, ela declara: “Vou ficar muito feliz se chegar ao pódio, não importa se em primeiro, segundo ou terceiro lugar. Aqui tem várias crianças e adolescentes participando e é uma batalha. Não importa qual a cor da medalha, o que importa é dar o melhor de si”.

Para sua companheira de equipe, Kamile de Souza, de 12 anos, a experiência de viajar para participar de um campeonato nacional é uma mistura de sentimentos. E para os jovens que desejam saber mais sobre o esporte, ela dá a dica: “É um esporte que oferece muitas oportunidades. O desafio é manter a calma na quadra”.

Leia também:  Prefeitura vai levar serviços públicos até os bairros com a realização do projeto Conecta Joinville

Jogando praticamente em casa, o atleta Anthony Delling, de Blumenau, conheceu o badminton em 2017, na escola. Atualmente, aos 17 anos, é campeão estadual e busca uma medalha nacional.

“O badminton é o meu futuro e o meu sonho é representar o meu país em um campeonato internacional, como as Olimpíadas”, idealiza.

Solenidade de abertura

Nesta quinta-feira (28/4), às 14h, no Centreventos Cau Hansen, acontece a solenidade de abertura do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI – CBC, 2ª Etapa do Circuito Nacional de Bandminton 2022.

A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton 2022 é realizada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui