Mais de 8 mil pessoas prestigiam a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Joinville

O barulho dos motores indicando que os aviões da Força Aérea Brasileira chegavam para a apresentação no céu de Joinville empolgou ainda mais o público, que se reuniu na Expoville para acompanhar o espetáculo. Depois de uma semana com tempo nublado e pancadas de chuva, o joinvilense foi presenteado com um céu azul, perfeito para visualizar as manobras aéreas.

Popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça, o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB retomou as apresentações deste ano no mês de março. Em 2022, o grupo comemora 70 anos.

Publicidade

Enzo Basso Redemerski, de 7 anos aguardava ansioso. Ele veio acompanhado dos pais ver de perto os aviões. Ao fim da apresentação, a família era só elogios. “Foi muito legal, emocionante. O que mais gostamos foi o coração desenhado no céu”, contou a mãe de Enzo, Mara Luiza Basso Redemerski.

Morador do bairro Boemerwald, quem estava ansioso pela apresentação era Maurício Enio Lopes, que trouxe o filho André, de 9 anos, para prestigiar o evento. Para Maurício, foi a oportunidade de rever o espetáculo e de apresentar a Esquadrilha da Fumaça para o filho.

Leia também:  Prefeitura de Joinville e iniciativa privada realizam programação especial de Páscoa

Adriane da Costa mora com a família na Vila Cubatão, mas hoje o ponto de encontro de todos era a Expoville. “Passamos a semana contando os dias para essa apresentação, ainda bem que o sol apareceu”, comemorou.

A atração faz parte das comemorações do aniversário de 171 anos de Joinville, celebrado no dia 9 de março, mas que contou com eventos, inaugurações e homenagens durante todo o mês.

“Quando eu era criança, vi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e agora ver novamente em Joinville é realmente um presente que uniu a cidade e marca a comemoração do aniversário. E claro, em grande estilo, com o orgulho nacional, pilotos brasileiros, tecnologia brasileira”, comenta o prefeito Adriano Silva.

O espetáculo no céu de Joinville durou 35 minutos, o suficiente para despertar a curiosidade e deixar a imaginação contagiar quem tinha o sonho de ver a Esquadrilha da Fumaça de pertinho.

Leia também:  Conecta Joinville leva serviços gratuitos para a comunidade da Zona Sul

Para que o público aprecie as manobras, a Força Aérea Brasielira faz a narração, que neste sábado foi transmitida pela Rádio Educativa Joinville Cultural. A narração foi feita pelo major aviador Gustavo Azevedo Natalício.

“Os pilotos se revezam para fazer a locução, justamente para ter esse contato com o público. É muito bacana estar aqui no meio do pessoal, ver o público vibrando com a apresentação”.

Questionado sobre a dificuldade das manobras, Natalício conta que cada piloto tem uma posição e que não há troca entre eles. Natalício pilota o avião número 7. “Para mim, a manobra em que parece que a aeronave está capotando é a mais legal e dá uma sensação diferente. Quando a gente faz as manobras mais baixas, conseguimos ver as pessoas”, conta.

A narração da apresentação é sempre feita por um piloto oficial da FAB que conhece o roteiro das manobras e prepara o público, ao descrever os movimentos feitos pelos pilotos.

Leia também:  Polícia Civil efetua prisão de suspeito de homicídio em São Francisco do Sul

Mais de 8 mil pessoas prestigiaram a apresentação, que vai ficar marcada na história da cidade e na memória de quem assistiu.

Teve, inclusive, quem viajou para prestigiar. É o caso da família de Francelin Aparecida Bueno, que veio de São Bento do Sul. “A gente adorou, foi muito lindo. Meu filho se deslumbrou”.

Arlindo de Oliveira mora no bairro João Costa e se emocionou com as acrobacias aéreas. “Algo que há muitos anos não tinha em Joinville, a última vez foi no aeroporto e é uma oportunidade de entretenimento para toda a família”.

Para garantir o acesso e segurança ao local do evento, ônibus extras fizeram o transporte dos passageiros e os agentes de trânsito acompanhados das demais forças de segurança orientaram o público.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui