Medalhista mundial, Letícia Oro desfila em caminhão dos bombeiros ao chegar em Joinville

A joinvilense Letícia Oro Melo desembarcou em Joinville na tarde desta terça-feira (26/7) depois de ter conquistado a medalha de bronze no Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos, no domingo (24/7).

Letícia foi recebida no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola por familiares, técnico, amigos, outros atletas e a imprensa. Foram momentos de muita emoção, com direito a cartazes, balões e um coro que gritava o nome da atleta.

“Estou processando ainda tudo o que aconteceu. Estou em choque, acho que vai demorar ainda pra cair a ficha. Faz sete meses que fiz a cirurgia do joelho e conquistar isso para o Brasil, para Joinville, é muito bom! Levar o nome de Joinville para fora, todo mundo está falando de Joinville. Meu objetivo é sempre o mesmo: subir no pódio e melhorar meu resultado”, disse a atleta ao desembarcar.

Publicidade

Letícia é bolsista da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) e integrante da equipe de atletismo da Associação Corville de Atletismo. Nos Estados Unidos, a joinvilense conquistou a melhor marca dela no salto em distância, com 6,89 metros, 30 centímetros a mais do que havia saltado na última competição que disputou, o Troféu Brasil.

Leia também:  Joinville estreia com derrotas nos estaduais das categorias de base

“Meu técnico queria 6,87. Qualifiquei com 6,64 na semifinal, entrei com o último resultado. Consegui só um salto, o resto eu queimei, mas só preciso de um salto para a vitória, foi isso que aconteceu e trouxe o bronze para Joinville”, falou emocionada.

O técnico da atleta é João Carlos dos Santos, servidor da Sesporte que trabalha há 48 anos com atletismo, 42 deles em Joinville. João treina Letícia desde 2017. No aeroporto, ele era um dos mais emocionados.

“Ela está em um momento especial. Eu esperava (o resultado) porque treino ela e sei o quanto estava bem. Estou tão feliz quanto ela, até mais. Mas um pouco tenso porque estamos longe, a gente quer ajudar e não pode. Cada competição estava junto dela”, contou o treinador.

A mãe de Letícia, Luciane Oro, também era só emoção.

Leia também:  Abertas inscrições para o 43º Copão Kurt Meinert Masculino

“Chorei demais por ver minha filha entre as melhores do mundo. Desde que ela começou, o sonho dela era competir nos Estados Unidos e foi o primeiro Mundial sediado lá. Foi muita emoção, eu pensei que minha filha ia conseguir, ia para o pódio, erguer nossa bandeira, porque ela merece. Tenho orgulho da postura como ela representa nosso país”, disse Luciane Oro.

No aeroporto, Letícia recebeu a bandeira de Joinville e com ela subiu no caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville rumo à Univille, onde treina na pista de atletismo.

Lá, foi recebida por mais atletas, crianças que seguravam cartazes que diziam que Letícia era a inspiração deles.

“Ela tem muita vontade, muita dedicação para treinar. Quero ser que nem ela, persistente e dar tudo de mim”, afirmou Alice Fraga, de 11 anos, que treina salto em altura e salto em distância em Joinville.

Leia também:  De volta pra casa, JEC/Krona enfrenta o Joaçaba pelo Estadual

Da universidade, o comboio passou pelo Centro de Joinville e foi para o bairro Guanabara, até a casa da atleta. No caminho, foi recebida com carinho pelo público por onde passava.

Persistência de professora levou Letícia ao atletismo

Para Luciane, mãe de Letícia, a atleta só está no atletismo por causa de Dirce Cândida Ferreira, professora de educação física da Escola Municipal Ana Maria Harger, onde estudou quando criança.

“Sou grata à professora Dirce que ficou insistindo que ela tinha talento para o atletismo”, conta a mãe. Além de professora, Dirce também foi atleta do salto em distância e de handebol, hoje está aposentada.

“Ela ficou dois anos insistindo para eu treinar atletismo e, de tanto ela pedir, eu fui”, lembra Letícia. Agora, a atleta tem muitos sonhos e planos. “Quero saltar 7 metros e subir no pódio nas Olimpíadas”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui