Home Variedades Mostra Competitiva desta sexta-feira, 21 de julho, traz 23 apresentações de Balé Clássico de Repertório e de Dança Contemporânea

Mostra Competitiva desta sexta-feira, 21 de julho, traz 23 apresentações de Balé Clássico de Repertório e de Dança Contemporânea

0

Mostra Competitiva desta sexta-feira, 21 de julho, traz 23 apresentações de Balé Clássico de Repertório e de Dança Contemporânea

Nesta sexta-feira, 21 de julho, a quarta noite da Mostra Competitiva do 40º Festival de Dança de Joinville trará ao palcão do Centreventos Cau Hansen 23 coreografias. A disputa por um lugar no pódio do Festival de Emoções será nos gêneros Balé Clássico de Repertório (Conjunto Júnior, Variação Feminina Sênior) e Dança Contemporânea (Solo Feminino Sênior, Conjunto Júnior, Solo Masculino Júnior). A avaliação ficará a cargo do jurados Cecília Kerche, Eliana Caminada e Paulo Rodrigues, para o Balé; e Ana Bottosso, Luiz Bongiovanni e Mario Nascimento, para Contemporânea.

Em 21/7, a homenagem terá como personagem Fernanda Chamma, professora e coreógrafa que representa bailarinos que passaram pelos palcos competitivos do Festival e depois tornaram-se profissionais da dança. Nesta edição, Fernanda está à frente da direção geral da primeira montagem da Broadway a integrar a programação do evento, “Grease – School Edition”. A atração de origem internacional, que é uma das novidades para 2023, será apresentada na segunda-feira, 24 de julho, às 14h30 e às 17h, no Teatro Juarez Machado.

A Mostra Competitiva segue no dia 22 e entre os dias 24 e 27 de julho, com 226 coreografias de oito gêneros. Os resultados do Festival da Sapatilha, Festival Meia Ponta, da Mostra Competitiva e do 40+ são disponibilizados no site do Festival (https://festivaldedancadejoinville.com.br/resultados-competicoes/). Já as fotos dos grupos campeões podem ser conferidas no Flickr (https://flickr.com/photos/festivaldedanca).

As coreografias vencedoras retornarão ao palco do Centreventos nas Noites dos Campões Júnior (28 de julho) e Sênior (29 de julho). Nesta edição histórica, a festa da dança conta com um dia a mais em relação ao ano anterior.

Grupos catarinenses previstos para se apresentarem em atrações competitivas em 21/7

Festival 40+

• “Viva México”, Cia de Dança Expressão Corpo e Arte, de Ipuaçu (SC). Dança Popular Folclórica – Conjunto – 60+;
• “Carnavalito”, Balanço das Ondas, de Balneário Camboriú (SC). Dança Popular Folclórica – Conjunto – 60+;
• “Pulsar”, Cia de Dança Expressão Vital, de São José (SC). Dança Coreográfica Livre – Conjunto – 60+;
• “Mi Amada”, Escola de Dança Viviane Candiotto, de Criciúma (SC). Dança de Salão Duo – Duo – 40+.

Mostra Competitiva

• 13º, 20h19 – “Sem Saida”, Grupo de Dança ADH, de Blumenau (SC). Dança Contemporânea – Conjunto – Junior.

Organização divulga primeira lista de indicações para premiações especiais

Na noite desta quinta-feira, 20 de julho, a organização do Festival de Dança divulgou durante a Mostra Competitiva a primeira lista de indicações para premiações especiais. O resultado final será anunciado após a nona noite da Mostra Competitiva, em 27 de julho. Os vencedores dançarão nas Noites dos Campões Júnior, em 28 de julho, e Sênior, de 29 de julho.

Os indicados

Melhor apresentação

• “É Boi, Rapaziada”, do Programa Dançando na Escola da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Santa Catarina.


Melhor bailarina

• Ana Luisa Negrão, do Balé do Teatro Escola Basileu França, de Goiás.

Melhor bailarino

• Fabricio Cestari, do Raça Centro de Artes, de São Paulo;
• João Pedro Silva, do Balé do Teatro Escola Basileu França, de Goiás;
• Natham Fernandes, do Studio Arte Dança, de Minas Gerais.

Melhor coreógrafo

• Lucas Mendes, do Estúdio Movimento em Foco, de São Paulo;
•Lucas Pierre, do Studio Arte Dança, de Minas Gerais;
• Renata Pacheco, do Bale da Cidade de Santos, de São Paulo.

Prêmio Especial

Concepção coreográfica: Sheila’s Ballet, de São Paulo;
Figurino: Programa Dançando na Escola da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Santa Catarina.

Espaço para declarar o amor durante o 40º Festival de Dança faz sucesso

É tudo muito leve, e a descontração toma conta. Assim é o clima no espaço criado nesta edição do Festival de Dança de Joinville para que os casais possam firmar e reafirmar compromissos ou fazer declarações de amor. E até treinar para uma união futura.

Foi o que fizeram Marina Gabriela e Romário Ferraz na tarde de quinta-feira, 20 de julho. Os dois vieram de Ribeirão Pires (SP) para o Festival de Dança e resolveram aproveitar a ocasião para sentir o gostinho de um casamento.

Marina é coreógrafa e acompanha o Ribeirão Pires Futebol Clube Dança em apresentações nos Palcos Abertos na companhia do namorado Romário, com quem está há dois anos e meio. E o casamento de verdade? “Daqui a dois anos”, planejam. Sobre a experiência que vivenciou nesta semana, Marina afirma que foi “inesquecível”.

Em média, por dia, quatro casais fazem a inscrição para o Celebre o Amor no Festival de Dança. A responsável pelo espaço, a cerimonialista Ana Paula Vieira, comemora o sucesso da iniciativa, uma das novidades da 40ª edição do evento. “Eu cuido dos agendamentos, faço os contatos com as pessoas que marcam e acompanho a programação. Está muito legal, com a participação de muitas pessoas de outros Estados que estão agendando casamentos, pedidos de namoro, surpresas românticas, declarações. É como se estivessem em Hollywood. Um casal até comemorou as Bodas de Prata”, destacou Ana.

O Celebre o Amor no Festival de Dança tem um espaço reservado no Jardim da Dança, espaço externo do Saltare Centro de Dança, que conta com altar, bolo cenográfico e ramalhete de flores, além do personagem “Quebra-Nozes”, que recepciona os casais, faz as “cerimônias” e anima o público.

Os apaixonados recebem certificados para registrar o momento no e-mail registrado no momento da inscrição, que pode ser feita no site do Festival de Dança até a manhã do último dia do evento, 29 de julho.

Teatro Juarez Machado recebe segunda edição do Festival 40+

Dançarinos com mais de 40 anos têm uma programação feita especialmente para eles no Festival de Dança de Joinville. A segunda edição do Festival 40+ começou no dia 20 de julho, quinta-feira, com a apresentação de 14 das 39 coreografias previstas para os três dias do evento. Nesta sexta-feira, dia 21, o palco do Teatro Juarez Machado recebeu mais 14 coreografias.

Os grupos competem em duas categorias (40+ e 60+), nos gêneros Dança de Salão, Dança Coreográfica, Dança de Salão e Dança Popular Folclórica. Os trabalhos inscritos no 40+ também passaram por seleção para apresentações nos Palcos Abertos.

A divulgação dos 1º, 2º e 3º colocados ocorre diariamente após a finalização do espetáculo e pode ser conferida no site do festival. Também haverá premiação para o Melhor Grupo. O evento vai até este sábado, 22 de julho, a partir das 14h, no Teatro Juarez Machado.

Apresentações do último dia

22/7 – Sábado
• Dança Popular Folclórica (Conjunto 40+);
• Dança de Salão (Conjunto 60+).

• Banca de Júri: Ester Neotti König, João Wlamir e Tati Sanchis

Sugestão de pauta

Um dos grupos participantes do Festival 40+, na Categoria 60+, é a Cia de Dança da Melhor Idade Cassiane Cândido, de Curitiba (PR), que existe há 15 anos e já contabiliza mais de 30 premiações em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Deste grupo, participam quatro mulheres com mais de 80 anos: Dilma de Oliveira Lima, 82; Arlete Schulz, 80; Mirian Rosario da Silva, 82; e Maria Madalena Domingos da Silva, 81. A coreógrafa e criadora do grupo é Cassiane Cândido, de 33 anos.

A companhia de dança só tem alunos com mais de 60 anos. Atualmente, são 21 mulheres e dois homens entusiasmados pelas aulas e apresentações de hip-hop pelo País. Dias atrás, participaram do Festival Internacional de Hip Hop FIH2, em Curitiba. “Sou fisioterapeuta e apaixonada por essa idade”, conta Cassiane, “e encontrei uma forma de trabalhar a prevenção e a saúde deles”.

Neste 40ª Festival de Dança, o grupo se apresenta no Festival 40+, nos Palcos Abertos e no Dance Parade. Neste sábado, também participa de uma seletiva do Hip Hop Unite Brazil, que faz parte do Festival Conecta, evento Festival de Dança realizado no Saltare Centro de Dança.

Contato para entrevistas: Cassiano Cândido, coreógrafo: (41) 9 9562-8062.

Resultados de 20/7

Categoria 40+

Dança Coreográfica Livre (Conjunto – 40+)
• 1º lugar – “Ritus”, Ballet Quartier Latin (SP);
• 2º Lugar – “It’s Raining Men”, Grupo de Dança Maria Teresa Fávero (PR);
• 3º lugar – “Eu Sou Mulher”, Fabricio Callabari Ballet Studio (SC);
• 3º lugar – “Eternos Sonhos”, Raça Centro de Artes (SP).

Categoria 60+

Dança de Salão Duo (Duo – 60+)
• 1º lugar – “A Tua Jura”, Espaço Dançar (SP).

Resultados de 21/7

Categoria 40+

Dança de Salão (Duo 40+)
1º lugar – “Um Furacão de Emoções”, Cia de Dança De Salão Paulo Zanandre;
• 2º lugar – “Mi Amada”, Escola de Dança Viviane Candiotto;
• 3º lugar – “Andança”, Ãdança Artistica.

Dança Coreográfica Livre (Conjunto 60+)
• 1º lugar – “Festa”, Academia do Tap;
• 2º lugar – “Liberdade Executiva”, Prefeitura Municipal de Jaguariuna;
• 3º lugar – “Abracadabra”, Cia de Dança Actum.

Categoria 60+

Dança Popular Folclórica (Conjunto 60+)
• 1º lugar – “Carnavalito”, Balanço das Ondas;
• 2º lugar – “Dançando com Minhas Memórias”, Vovós Sim Velhas Jamais;
• 3º lugar – “Viva México”, Cia de Dança Expressão Corpo e Arte.

Serviços

• O quê: Mostra Competitiva.
• Quando: sexta-feira, 21 de julho, às 19h.
• Onde: Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315, América, Joinville).

• O quê: Festival 40+.
• Quando: sábado, 20 de julho, às 14h.
• Onde: Teatro Juarez Machado, localizado no Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315, América, Joinville).

• O quê: Celebre o Amor no Festival de Dança de Joinville.
• Quando: durante todo o Festival de Dança (17 a 29 de julho), das 13 às 17h.
• Link para inscrições: https://festivaldedancadejoinville.com.br/celebre-o-amor/

• O quê: 40º Festival de Dança de Joinville.
• Quando: 17 a 29 de julho de 2023.
• Onde: Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa e Teatro Juarez Machado, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.
• Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil.
• Apresenta: Arcelor Mittal Vega e Lei de Incentivo à Cultura.
• Patrocínio: Bosch, CCR Aeroportos, CCR ViaCosteira, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e Instituto CCR.
• Apoio: Drogaria Catarinense, Global, Grupo Barigui, Havan e Komprão Koch Atacadista.
• Mídia: Favretto Mídia Exterior e NSC TV.
• Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo.
• Venda de ingressos: via Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/) e das 13 às 17h, no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.
• Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br

Fotos

Link para download: https://flickr.com/photos/festivaldedanca/53056193676/in/album-72177720309870547/
Crédito: Alceu Bett



Link para download: 1° Lugar Dança C. Livre Conj_40+ Ballet Quartier Latin_Ritus1
Crédito: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/53060661505/in/album-72177720309909487/

Legenda: Celebre o Amor no Festival de Dança.
Link para download: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/53061879895/in/photostream/
Crédito: Albertina Camilo

Assessoria de imprensa do 40º Festival de Dança de Joinville

• Simone Gehrke: coordenação e atendimento à imprensa – 47 9 9971-6117 | imprensa.
• Albertina Camilo: produção de conteúdo e atendimento à imprensa – 47 9 8806-6302.
• Juliane Guerreiro: produção de conteúdo e atendimento à imprensa – 47 9 9757-5067.
• Michelle Castro: produção de conteúdo – 47 9 8405-5026 | imprensa1.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here