Museu de Sambaqui recebe grupo indígena para visitação guiada

Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville recebeu nessa quarta-feira (6) a visita de crianças indígenas da Aldeia Piraí, localizada a pouco mais de 20 quilômetros de Joinville, no limite entre as cidades de Araquari e Guaramirim. O grupo, que estuda na Escola Cacique Wera Puku, veio conhecer o local pela primeira vez e também fez apresentação do seu coral para o público visitante.

Publicidade

A iniciativa faz parte do acolhimento do espaço cultural em receber grupos para visita guiada, prática muito solicitada por escolas e o segmento turístico. O tour consiste em contemplar o átrio com a mostra “Sambaquis: Montes de Conchas, Montes de História” e a área expositiva do museu no salão interno com a exposição “Coisas a Olhar”. A proposta apresenta uma mostra da diversidade de acervos e parte das coleções que estão sob a guarda do museu.

Leia também:  Vice-prefeita e primeira-dama de Joinville buscam parcerias com a Rede Laço

Para Kunha Tata (Juliana Para da Silva) que acompanhou os filhos de 15, 11 e 3 anos na visita, foi muito importante conhecer a história e trazer as crianças para ampliar o conhecimento. “No nosso povo Guarani, a cultura passa muito pela tradição oral, pintura, dança, crenças. Há a necessidade de preservação e agora já estamos fazendo um pouco com registro em livros, vídeos caseiros, documentário”, conta.
Os agendamentos de grupos devem ser feitos pelo telefone 3433-0114. O espaço fica aberto de terça a domingo, das 10h às 16h. O Museu de Sambaqui fica na rua Dona Francisca, 600, Centro. A entrada é gratuita.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui