os classificados para próxima fase e rebaixados para a Série D

A primeira fase da Série C 2024 chegou ao fim. Enquanto oito clubes avançaram para o quadrangular final, quatro clubes foram rebaixados para a Série D. Confira um panorama geral com a situação da terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

Figueirense foi derrotado pelo Volta Redonda e vai disputar a Série C pelo 5º ano seguido – Foto: Raphael Torres/Volta Redonda

Festa de um lado, decepção de outro

Com a última rodada sendo disputada na tarde deste sábado (24), seis times já entraram em campo classificados para a próxima fase:

Publicidade

Botafogo-PB, Athletic, Ferroviária, São Bernardo, Volta Redonda e Ypiranga chegaram apenas cumprindo tabela.

Botafogo-PB carimbou classificação na primeira posição com 41 pontos conquistados – Foto: Botafogo PB/Reprodução

Nas últimas duas vagas para o quadrangular final, Londrina, Remo, Náutico e Figueirense entraram em campo buscando a classificação.

No Estádio do Café, em Londrina, a equipe paranaense venceu o Náutico, eliminou os pernambucanos e conseguiu sua classificação em um jogo emocionante, com o placar de 3 a 2.

O Remo, foi até o Rio Grande do Sul e ficou no 0 a 0 com o já rebaixado São José. Para sorte dos paraenses, o Figueirense não conseguiu fazer a vitória diante do Volta Redonda, o que tiraria a classificação do Remo.

Na parte de baixo da tabela, São José e Ferroviário chegaram rebaixadas e não almejavam mais nada no campeonato. Aparecidense e Sampaio Corrêa, necessitavam de uma vitória e torcer que o ABC não somasse pontos.

Para desespero das duas torcidas, o ABC venceu a Aparecidense confirmando sua permanência na Série C e de quebra rebaixando a equipe goiana e também o Sampaio Corrêa.

Próxima fase

Os grupos da próxima fase serão os seguintes:

Botafogo-PB, São Bernardo, Volta Redonda e Remo.

Athletic, Ferroviária, Ypiranga e Londrina.

Londrina e Remo conseguiram a classificação para a próxima fase – Foto: Samara Miranda/ Remo

As equipes se enfrentarão em partidas de ida e volta no formato de pontos corridos, sendo que os dois primeiros de cada grupo sobem para a Série B 2025 e disputam as semifinais da competição.