Prefeitura de Joinville abre Inscrições para Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável

A partir de segunda-feira, dia 8 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o Programa Juntos pelo Campo, iniciativa da Prefeitura de Joinville por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE).

Destinado aos produtores rurais, o programa oferece a oportunidade de solicitar serviços de mecanização agrícola e outros benefícios.

O produtor rural interessado poderá usufruir de serviços como terraplanagem, abertura e patrolamento de estradas rurais, escavações de silos, esterqueiras e valas para drenagem, além de transporte de calcário e materiais para a estrada de acesso à propriedade e para aterro.

Podem participar do programa os produtores rurais que possuam propriedades de até 48 hectares ou 480 mil m² em Joinville, cuja atividade rural seja a principal fonte de renda, e que estejam envolvidos em atividades agrícolas familiares. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na UDR Pirabeiraba (Rodovia SC 418, 271) ou na UDR Vila Nova (Rua XV de Novembro, 7000) até o dia 31 de outubro deste ano. O horário de funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Publicidade
Leia também:  Águas de Joinville dá continuidade às vistorias domiciliares para orientar a população sobre a correta ligação de esgoto

Para participar, é necessário que o agricultor esteja cadastrado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e apresente os documentos indicados no edital, disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ProgramaJuntosPeloCampo).

A seleção dos serviços a serem disponibilizados ao produtor será determinada por meio da pontuação acumulada a partir das ações realizadas na propriedade. Entre essas ações, estão o reflorestamento, implantação de esterqueiras, tratamento de esgoto, participação em cursos profissionalizantes, emissão de Nota Fiscal, manutenção de reserva legal, preservação de áreas além do percentual legal, proteção de fontes e outras iniciativas.

É obrigatório que sejam realizadas ações conjuntas voltadas para o meio ambiente, a sociedade, o aumento do movimento econômico e a preservação cultural e histórica das tradições locais.

Leia também:  Programa de qualificação profissional oferece 1,4 mil vagas a partir de parceria entre indústrias, Prefeitura de Joinville, Acij e Senai

Para esclarecimentos adicionais, os produtores podem entrar em contato pelos telefones (47) 3431-6001, WhatsApp (47) 98901-0515 ou pelo e-mail sde.udr@joinville.sc.gov.br.