Psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica compartilha dicas para aprimorar o gerenciamento do estresse

Psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica compartilha dicas para aprimorar o gerenciamento do estresse

Um estudo publicado recentemente na JAMA Network Open apontou que pessoas com 45 anos ou mais que têm altos níveis de estresse são 37% mais propensas a ter problemas cognitivos, incluindo de memória e raciocínio. Outro estudo, de Harvard, concluiu que evitar o estresse pode nos tornar biologicamente mais jovens.

Priscilla Seibel Magalhães, psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, explica o que caracteriza o estresse: “É uma resposta fisiológica e psicológica do corpo diante de uma situação ameaçadora ou desafiadora. Diante dessas possíveis situações, ocorre a ativação das glândulas suprarrenais, que acabam liberando hormônios que são responsáveis pelo estresse, como o cortisol e a adrenalina. Juntamente, vêm os sintomas, que podem ser emocionais, físicos e psicológicos”.

Conforme a psicóloga, há diferentes tipos de estresse, como o estresse agudo, episódico e de transtorno pós-traumático. “É importante procurar o auxílio de um profissional para fazer a diferenciação, o diagnóstico e um plano terapêutico. Desta forma, o paciente terá ferramentas e saberá lidar com o gerenciamento do estresse”, orienta.

Publicidade

“Lazer, atividades físicas, boa qualidade de sono, alimentação adequada, meditação e respiração diafragmática também ajudam bastante. Caso você esteja passando por um período de estresse e os sintomas estejam dificultando a sua qualidade de vida, não deixe de procurar ajuda profissional”, conclui.

Sobre o Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia do Brasil. Com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato da companhia foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 84 hospitais, 78 prontos atendimentos, 335 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

b4b57792-d855-275e-5f58-d566ba157578.jpg
Leia também:  Passagem antecipada do transporte coletivo pode ser adquirida por meio de PIX