Setembro Amarelo: psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica compartilha dicas para auxiliar o combate à depr essão

Setembro Amarelo: psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica compartilha dicas para auxiliar o combate à depressão

O nono mês do ano traz o reforço para o amarelo, cor que é símbolo de atenção, com o Setembro Amarelo. A campanha iniciada em 2015 busca incentivar a valorização da vida com um chamado para o autocuidado e cuidado mútuo. Por isso, Benevides Silva, psicólogo hospitalar da Hapvida NotreDame Intermédica, compartilha dicas para auxiliar o combate à depressão, como a identificação das características do quadro.

"É importante salientar a diferença entre depressão e tristeza. A depressão é um transtorno caracterizado pela tristeza persistente e pela falta de interesse ou prazer em atividades que anteriormente eram gratificantes e agradáveis. É caracterizada pelo mau humor, sentimento de vazio, desesperança e desânimo", explica. Conforme o psicólogo, "a tristeza é um sentimento que pode ocorrer por diversos motivos e em diversos momentos da vida, e é autolimitado".

De acordo com o especialista, quando prolongada, a tristeza pode ser um dos sintomas do quadro depressivo. "Em alguns indivíduos, é possível que o tratamento demande um suporte multidisciplinar, com psicofármacos, para amenizar os sintomas depressivos; e a psicoterapia, para o psicólogo ajudar o paciente a compreender o seu papel no processo. Com o acompanhamento, o profissional atua na mitigação dos sintomas ao conduzir um processo de cura de ressentimentos antigos, combate do sedentarismo e mais assertividade nas escolhas de vida”, orienta.

Publicidade

Benevides ressalta que há ações complementares que contribuem para os resultados do tratamento. "Há algumas atividades que são excelentes, como o exercício físico, que é um ótimo remédio natural para a depressão e outros transtornos. Ao movimentar o nosso corpo por pelo menos 20 minutos ao dia, estimulamos a produção e liberação dos hormônios da felicidade, a endorfina, dopamina e serotonina", explica. Além disso, o especialista enumera outras ações benéficas, como sair com amigos, meditar, realizar trabalho voluntário, ter um hobby, encontrar grupos de apoio, fazer cursos e aproximar-se da natureza.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 77 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

3c11fcc2-bbd7-b74e-ec70-bb65fde5dacb.jpg
Leia também:  Prefeitura de Joinville e iniciativa privada realizam programação especial de Páscoa