A matemática do Avaí e as projeções para buscar o acesso na Série B

Após períodos em alta e outros nem tanto, o Avaí segue na disputa por uma das vagas na Série A de 2025. Restando 13 jogos para o fim da Série B, o Leão da Ilha soma 37 pontos conquistados em 25 jogos, com um aproveitamento em torno de 49%.

Nas rodadas que restam, a equipe Azurra terá de aumentar este aproveitamento se quiser seguir sonhando com o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Publicidade
Avaí de Enderson Moreira precisa aumentar o aproveitamento para seguir na busca pelo acesso para a Série A – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

Aproveitamento melhorou com a chegada de Enderson

Sob o comando de Eduardo Barroca e Gilmar Dal Pozzo, em 19 partidas e um turno completo na Série B, o Avaí teve um aproveitamento de 43,85%, com 25 dos 57 pontos conquistados e uma campanha de seis vitórias, sete empates e seis derrotas.

Com a chegada de Enderson Moreira, desde que o comandante assumiu a equipe na 1ª rodada do returno da Segundona, o Leão conquistou quatro vitórias e foi derrotado em duas oportunidades, sendo a mais recente para o Sport.

Em 18 pontos disputados, a equipe comandada por Enderson conquistou 12, resultando em um aproveitamento de 66%. O recorte do desempenho sob o comando do treinador, se comparado aos últimos cinco clubes que conquistaram o acesso na 4ª colocação é animador.

Enderson Moreira tem a missão de levar o Avaí para a Série A – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

Veja uma tabela com o desempenho, aproveitamento e número de vitórias dos clubes que conquistaram o acesso nos últimos cinco anos:

2023 – Atlético-GO – 64 pontos – 56% aproveitamento – 17 vitórias
2022 – Vasco – 62 pontos – 54% aproveitamento – 17 vitórias
2021 – Avaí – 64 pontos – 56% aproveitamento – 18 vitórias
2020 – Cuiabá – 61 pontos – 53 % aproveitamento – 17 vitórias
2019 – Atlético-GO – 62 pontos – 54% aproveitamento – 15 vitórias

Historicamente, a nota de corte para o acesso fica nos 62 pontos, pontuação essa que deu a condição de disputar a Série A do ano seguinte para quatro dos últimos cinco times desta lista.

Para atingir os mágicos 62, o Avaí necessita de mais 24 pontos, ou seja, algo como oito vitórias nos 13 jogos restantes com um aproveitamento em torno de 61%, algo que Enderson Moreira já mostrou que é possível.

Ainda com relação ao aproveitamento, o cenário precisa melhorar um pouco para chegar nos 53% alcançados pelo Cuiabá em 2020, mas com uma Série B equilibrada e com o G-4 pontuando bastante, a tendência é de que a pontuação de acesso gire em torno dos 63 pontos.

Agenda do Avaí

Até o fim da competição, o Leão terá ainda seis jogos na Ressacada e sete fora de casa.

Com o cenário atual da Série B, a tabela dos 13 jogos finais do Avaí está equilibrada entre confrontos direto fora e dentro de casa e contra times que disputam o rebaixamento.

Principais vitórias do Avaí na Série B tem sido conquistadas fora de casa – Foto: Gleiton Lins Vieira e Leandro Santos/Avaí F.C.

Veja abaixo, os próximos jogos do Avaí, sendo grifados os confrontos diretos:

26ª rodada – Goiás x Avaí
27ª rodada – Avaí x Ituano
28ª rodada – Chapecoense x Avaí
29ª rodada – Guarani x Avaí
30ª rodada – Avaí x Brusque
31ª rodada – Avaí x América-MG
32ª rodada – Amazonas x Avaí
33ª rodada – Novorizontino x Avaí
34ª rodada – Avaí x Vila Nova
35ª rodada – Ceará x Avaí
36ª rodada – Avaí x Mirassol
37ª rodada – Botafogo-SP x Avaí
38ª rodada – Avaí x Ponte Preta

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.