Corupá confirma segundo caso da ‘febre do maruim’

A cidade de Corupá, no Norte de Santa Catarina, confirmou na última quarta-feira (12) o segundo caso da febre oropouche. Transmitida pelo mosquito maruim, a doença tem sintomas parecidos com a dengue.

Picada do maruim pode causar dor, urticária e vermelhidão – Foto: Arquivo/Reprodução/NDTV

Entre os principais sinais da febre estão manchas e dores no corpo, febre e fraqueza. O segundo caso registrado no município é de uma mulher, entre 40 e 50 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Corupá, a paciente está bem.

Publicidade

Segundo a secretária Andressa Fischer, a doença não tem tratamento específico. Os pacientes diagnosticados recebem acompanhamento médico e medicações para amenizar os sintomas.

Ainda conforme a secretária, os casos na região não são graves. “A cada dia, estão surgindo novos casos da doença em basicamente toda a região e as pessoas estão clinicamente estáveis”, afirma.

“Febre do maruim” não tem mortes registradas

Desde que foi identificado em 1960, o vírus da febre oropouche não causou nenhuma morte no Brasil. Mesmo assim, a disseminação da doença causa preocupação no país.

Desde o início do ano, até o dia 15 de maio, o Ministério da Saúde já registrou 5.102 casos da febre. A maior parte está concentrada nos estados do Amazonas e Rondônia.

Até esta quinta-feira (13), o Estado de Santa Catarina já havia registrado 78 casos. No Norte, são seis casos: dois em Corupá, um em Jaraguá do Sul e três em Schroeder, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.