Destaque entre aviadores, modelo de avião que caiu em SC pode custar até R$ 3,5 milhões

O avião que caiu entre Itapoá e Garuva, no Norte catarinense, pode custar até R$ 3,5 milhões. Referência entre aviadores pela potência e robustez da estrutura, os destroços da aeronave foram encontrados em uma região de mata na manhã desta terça-feira (4). O piloto e o empresário que estavam no bimotor morreram.

Avião que caiu em SC tentou pousar no Aeroporto de Joinville; aeronave ficou cerca de 12h desaparecida – Foto: Ricardo Alves/NDTV

Fabricado desde os anos 60 nos Estados Unidos, o Baron 95-B55 é um avião bimotor de pequeno porte. A produção dos últimos modelos terminou da década de 80, como é o caso da aeronave que caiu, fabricada em 1982, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

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Além do piloto, o bimotor tem espaço para outros cinco passageiros. Mas, estava ocupado somente por um, o empresário Antônio Augusto de Castro Santos.

Modelo começou a ser produzido em 1961 nos Estados Unidos – Foto: Reprodução/ND

O avião também é conhecido pela capacidade de pousar e decolar em pistas sem pavimentação. A característica facilitou a popularização entre agropecuaristas e empresários que realizam viagens constantes para transitar entre os negócios.

No mercado, o bimotor é ofertado por até R$ 3,5 milhões, a depender do ano de fabricação.

Acidentes e incidentes com o avião Baron 95-B55

Nos últimos 11 anos, dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) apontam que 17 eventos de segurança, entre acidentes e incidentes graves, foram registrados envolvendo modelos do Baron 95-B55. O número representa apenas 9% da frota do bimotor no Brasil.

Deste total, em somente dois casos houve falha de motor durante o voo – defeito que costuma causar quedas de aviões.

A FAB, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Científica trabalharam nas buscas e na retirada dos corpos – Foto: Ricardo Alves/NDTV

Agora, uma equipe do Cenipa vai investigar o que ocasionou a queda. E a conclusão dependerá da complexidade do material coletado, ressaltou o órgão em nota.

“A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

Avião que caiu em SC tentou pousar no Aeroporto de Joinville; aeronave ficou cerca de 12h desaparecida – Ricardo Alves/NDTV
Somente após cerca de três horas, os corpos carbonizados das vítimas foram encontrados – Ricardo Alves/NDTV
Duas vítimas foram encontradas carbonizadas nos destroços do avião – Ricardo Alves/NDTV
Avião que caiu em SC tentou pousar no Aeroporto de Joinville; aeronave ficou cerca de 12h desaparecida – Ricardo Alves/NDTV
Destroços do avião são localizados – Ricardo Alves/NDTV
Avião estava desaparecido – Reprodução

O que se sabe sobre avião que caiu em SC

Um avião bimotor de pequeno porte, modelo Baron 95-B55, caiu na região de Joinville, próximo à SC-416, entre São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (3). Os destroços da aeronave foram encontrados na madrugada desta terça-feira (4). As duas pessoas a bordo morreram.

Segundo as investigações, o avião de pequeno porte decolou de Governador Valadares, em Minas Gerais. O destino seria Florianópolis, mas a aeronave, já com problemas, tentou pousar no Aeroporto de Joinville.

A Força Aérea Brasileira (FAB) acionou uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, para realizar as buscas.

A localização foi realizada pelo SC-105 Amazonas, durante um voo com NVG (óculos de visão noturna). Em seguida, o H-36 Caracal infiltrou equipes de resgate na área de mata densa e terreno irregular onde foram encontrados os destroços da aeronave.

O Aeroporto de Joinville afirmou que a aeronave não tinha pouso programado. Em comunicado, a administração do aeroporto mencionou que o piloto se comunicou com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira. O conteúdo da conversa não foi revelado.

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