Crianças e adolescentes terão aulas durante internação na oncologia pediátrica em Chapecó

O HRO (Hospital Regional do Oeste) inaugurou a Classe Escolar Hospitalar, nesta quinta-feira (19) em Chapecó, Oeste de SC. O projeto possibilitará que estudantes entre 4 e 17 anos continuem com os estudos e atividades escolares durante os períodos de internação.

O projeto de humanização possibilitará que os alunos continuem os estudos durante o período de internação no HRO; Classe Escolar Hospitalar foi inaugurada nesta quinta-feira (19)Crianças entre 4 e 17 anos anos poderão acompanhar o calendário escolar durante a internação no HRO – Foto: HRO/Divulgação

Aulas durante a internação

Os pacientes internados na Oncologia Pediátrica terão em sala de aula o acompanhamento da professora Evelin Lanzarin, que irá organizar o conteúdo a partir dos temas que cada estudante estiver trabalhando em sua escola.

Publicidade

“Quando eles não conseguirem estar em sala, é possível também ir ao leito e fazer as atividades de uma forma mais lúdica, complementando o processo de aprendizagem, com respeito as fragilidades em que eles se encontram”, ressalta a professora.

Leia também:  Ponte do Trabalhador será interditada no domingo para melhorias na distribuição de energia.

A professora vinculada à EEB Marechal Bormann, de Chapecó, comenta que o calendário escolar será seguido conforme o designado na rede estadual de ensino e que a classe hospitalar tem validade na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Ainda, o professor tem a autoridade de analisar o conteúdo trabalhado no hospital para complementar a nota da criança ou adolescente do espaço escolar.

Concretização de um sonho

Supervisor de ensino da Coordenadoria Regional de Educação, Vanderlei Ferrari, destaca que o objetivo é garantir o pleno atendimento dos estudantes, seja na escola regular ou fora dela.

“Não medimos esforços, realizamos todos os encaminhamentos e hoje se concretizou esse sonho, que é o atendimento aos estudantes hospitalizados”, comemora.

Leia também:  Prefeitura assina Ordem de Serviço para a pavimentação de sete ruas no Aventureiro

Para a Gerente de Captação de Recursos da ALVF (Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira), Vânia Mria Lovera, a classe é uma conquista para a comunidade hospitalar, pois a criança não perderá o vinculo social e escolar.

O Núcleo de Voluntários Formigas do Bem, organização que atua em diversas frentes em apoio às atividades da Oncologia Pediátrica do HRO, foi responsável pela doação de todo o mobiliário da classe e aquisição de todo o material para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

A coordenadora do Núcleo, Leiry Piva, ressalta que o sentimento é de alegria por poder colaborar com a continuidade do processo de ensino-aprendizagem dos pacientes. “Sabemos o quanto esse projeto irá transformar vidas!”

Aulas durante a internaçãoO projeto foi inaugurado nesta quinta-feira (19) em Chapecó; alunos terão aulas durante a internação – Foto: HRO/Divulgação

Mundo infantil dentro do hospital

Para o Vice-presidente de Gestão Estratégica e Captação de Recursos, Reinaldo Fernandes Lopes, o projeto é mais um importante espaço para o setor do HRO, que busca trazer o mundo infantil para dentro do hospital.

Leia também:  Matrículas para cursos do CaTec terminam nesta quarta em SC

“Quero enaltecer o setor da Oncologia Pediátrica, que oferece um atendimento humanizado, bem como a disponibilização de um professor que, em parceria com o Estado, trabalha com as crianças, os conteúdos escolares durante o tratamento oncológico”, destaca.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria Regional de Chapecó, do HRO, por meio da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, e do Núcleo de Voluntárias Formigas do Bem, incluindo também a Coordenadoria do Projeto Brincando no Hospital.

Crianças terão aulas durante o período de internação no hospital