
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a partir da primeira quinzena de julho. No entanto, os voos seguem concentrados em Canoas.

O Aeroporto Salgado Filho vai abrir as portas somente para check-in, embarque e desembarque dos passageiros, levados de ônibus para a Base Aérea de Canoas. A pista de pousos e decolagens na capital do Estado ainda não tem data de retorno.
Devido à catástrofe climática no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho teve as atividades suspensas em 3 de maio e ficou cerca de um mês alagado. O terminal volta a funcionar apenas nos andares superiores que não foram danificados pelas enchentes.

Os passageiros atualmente realizam o check-in e embarque no ParkShopping Canoas. Em seguida, são levados de ônibus para a Base Aérea de Canoas, que passou a receber voos comerciais de forma provisória.
O governo estadual também anunciou a ampliação de cinco para sete voos diários na Base Aérea até 30 de junho. No dia 11, o terminal de cargas do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre retomou as operações de retirada e recebimento de mercadorias.
Uma limpeza geral foi realizada no aeroporto na última semana. A Fraport, concessionária que administra o terminal, pediu um prazo de quatro semanas para avaliar os prejuízos das enchentes em reunião com representantes do governo federal na terça-feira (18).