Após 2 anos, conta de luz ficará mais cara em julho no Brasil; entenda

Após dois anos de bandeira tarifária verde, a conta de luz no Brasil ficará mais cara durante o mês de julho. A informação foi divulgada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta sexta-feira (28).

Conta de luz sofrerá aumento no mês de julho – Foto: Divulgação/ND

De acordo com a agência, a bandeira tarifária do mês de julho será amarela, por conta da previsão de escassez de chuvas e um inverno com temperaturas mais altas neste ano. Estes fatores podem impactar nos custos da operação do sistema elétrico.

Publicidade

Um dos principais motivos é o acionamento das termelétricas, que têm energia mais cara que as hidrelétricas. A previsão é que as chuvas no período fiquem cerca de 50% abaixo da média até o final do ano.

Conta de luz não subia há 26 meses

A última vez que a conta de luz ficou mais cara por conta da bandeira tarifária foi em abril de 2022. De lá para cá, foram 26 meses com bandeira verde. Criado em 2015, o sistema de bandeiras indica ao consumidor as mudanças nas tarifas, ajudando-o a economizar.

Em julho, as contas de luz dos brasileiros vão ter acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos. Este valor foi aprovado pela Aneel em março, quando o valor da bandeira amarela foi reduzido em 37%. Antes, a tarifa era de R$ 2,989/KWh

Por conta do cenário de escassez de chuvas e temperaturas mais altas, a recomendação do Governo Federal é para o uso consciente da energia, evitando desperdícios.

Participe do grupo e receba as principais notícias
sobre Economia na palma da sua mão.