
Pouco antes do pouso em Florianópolis, um avião arremeteu e voltou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na segunda-feira (24). Os passageiros do voo comercial da Latam tiveram que ser realocados.

A aeronave Airbus A320 partiu de Guarulhos, São Paulo, às 8h36 da manhã de segunda-feira. Quando já estava chegando ao destino, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o piloto decidiu arremeter e dar “meia-volta”.
Próximo do pouso na capital catarinense, o avião estava a apenas 426 metros de altitude quando iniciou o desvio para retornar ao Aeroporto Internacional de São Paulo. O voo chegou a Guarulhos em segurança às 10h59.
Avião arremete e companhia aérea Latam se pronuncia
Em nota ao portal Aeroin, a companhia aérea informou que o avião precisou retornar para manutenção corretiva:
“A LATAM informa que o voo LA3300 (São Paulo/Guarulhos-Florianópolis) desta segunda-feira (24/06) precisou retornar ao aeroporto de origem para manutenção corretiva e foi cancelado. A LATAM ofereceu assistência aos passageiros, os quais foram reacomodados em voos do itinerário. A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.

Apesar do inconveniente, a arremetida é um procedimento comum na aviação. O piloto decide que é mais seguro abortar o pouso devido a condições climática ou da pista. O avião pode aguardar o melhor momento para pousar ou se dirigir a outro aeroporto.
“Quando o piloto arremete é sinal de que ele viu alguma situação insegura. Portanto, o passageiro tem de ficar feliz e tranquilo”, garante Jacyer Victor Nardelli, piloto e instrutor de voo na EACAR (Escola de Aviação Civil Asas Rotativas) de Joinville.
Um vídeo do canal SBGR LIVE mostra o momento em que o avião volta para Guarulhos em segurança: