Home Variedades Blumenau inicia instalação de câmeras no transporte coletivo

Blumenau inicia instalação de câmeras no transporte coletivo

0
Blumenau inicia instalação de câmeras no transporte coletivo

A instalação das câmeras de segurança nos ônibus de Blumenau iniciaram na tarde desta terça-feira (26). Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 800 equipamentos serão instalados para garantir a segurança no transporte coletivo da cidade.

A instalação das câmeras é uma das reinvindicações do sindicato em negociações com a Prefeitura Municipal e concessionária de transporte urbanoBlumenau inicia instalação de 800 equipamentos e câmeras de segurança no transporte coletivo – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução ND

O discussão sobre a instalação das câmeras ocorreu em reunião realizada na sede do TRT-SC (Tribunal Regional do Trabalho), em Florianópolis, entre o Sindetranscol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos de Blumenau), concessionária de transporte urbano Blumob e a Prefeitura Municipal.

Os equipamentos monitorados pela Polícia Militar são uma das reivindicações do sindicato, que também pede por melhorias nas condições físicas dos terminais de ônibus.

O Sindetranscol propôs a contratação de vigilantes, recebendo como contraproposta da Blumob a duplicação do número de câmeras nos terminais, passando de 32 para 64.

Foi sugerida ainda a instalação de “botões de pânico” nos veículos, que poderiam ser utilizados em situações de emergência para garantir uma resposta mais rápida e eficaz do poder público.

Instalação de câmeras de segurança deve ser concluída até o final de abril

Conforme a Prefeitura de Blumenau, a equipe responsável pela instalação prevê equipar até cinco ônibus por dia. Inicialmente, o processo envolve a identificação de locais adequados para passagem de cabos, posicionamento estratégico das câmeras e outras questões técnicas.

“Embora o sistema de câmeras ainda não esteja em pleno funcionamento, a parte física da instalação já está em andamento. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes está comprometida em acompanhar de perto o progresso, contando com profissionais especializados e recursos internos para agilizar o processo”, explicou o diretor da SMTT, Lairto Leite.

Ainda conforme a secretaria, a iniciativa busca antecipar os prazos e garantir a segurança e conforto dos passageiros que utilizam o transporte coletivo do município.

A previsão da prefeitura para a conclusão da instalação dos equipamentos está estipulada até o final de abril.

A instalação das câmeras é uma das reinvindicações do sindicato em negociações com a Prefeitura Municipal e concessionária de transporte urbanoA instalação das câmeras é uma das reinvindicações do sindicato em negociações com a Prefeitura Municipal e concessionária de transporte urbano – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND

Em nova audiência realizada sobre o transporte coletivo de Blumenau na segunda-feira (25), o desembargador Roberto Basilone Leite, relator do processo que discute melhorias nas condições de trabalho para motoristas e cobradores de ônibus, determinou que a BluMob, concessionária de transporte urbano, e o Município apresentem, até 11 de abril, propostas em resposta às demandas do setor.

Além das propostas, o desembargador ordenou que Blumenau e BluMob se manifestem em relação a questão da segurança física dos trabalhadores, que segundo a categoria seria emergencial.

Essa foi a segunda tentativa de negociação do dissídio de greve perante a Justiça do Trabalho de Santa Catarina, proposto pela concessionária após uma paralisação do transporte coletivo que durou 24 horas em 12 de março.

“Entendemos que estamos no caminho certo, no caminho dos investimentos necessários no transporte coletivo, seja na questão conforto, na questão segurança, estamos investindo agora em aproximadamente 800 câmeras de segurança, não só para terminais, mas também para os ônibus, câmeras internas para os veículos, para que assim, a gente continue dando mais tranquilidade ao usuário”, avalia o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Alexandro Fernandes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.