
Começa neste domingo (28) a execução do Projeto Formiguinha, o micro-ônibus circular com tarifa social, em Florianópolis. A linha de estreia será a laranja que parte da avenida Mauro Ramos, passa pelo Monte Serrat e corta o Maciço do Morro da Cruz até a Serrinha, próximo à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O veículo é um micro-ônibus que poderá acessar “espaços” do morro que o ônibus não chega. O fluxo será de 20 em 20 minutos em horários de pico.
O custo da tarifa social é de R$ 2,56 no cartão e, no dinheiro, R$ 3,25.
Estudantes, idosos e cidadãos do Cadúnico serão isentos. A expectativa da prefeitura é disponibilizar, ao menos, mais duas linhas nesses moldes nos próximos meses.
Outro ponto destacado: os horários dos coletivos serão testados e adaptados conforme a demanda e funcionamento.
Formiguinha Monte Serrat – Serrinha
720 – Monte Serrat – Serrinha
- Rua Monsenhor Topp
- Rua Major Costa
- Rua General Vieira da Rosa (General Rosinha)
- Rua Trans Caeira
- Rua Dois
- Rua Subida da Caeira
- Rua Marcos Aurélio Homem
- Rua Subida da Caeira
- Rua Dois
- Rua Trans Caeira
- Rua General Viera da Rosa (General Rosinha)
- Rua General Nestor Passos
- Rua Major Costa
- Av. Mauro Ramos
- Rua Monsenhor Topp
Projeto Formiguinha prevê outras linhas
Outras linhas serão implantadas posteriormente. A expectativa é que os coletivos passem a circular nos próximos meses.

“Essas linhas formam praticamente uma cruz de transporte coletivo ali no maciço, conectando essas quatro comunidades. O principal objetivo deste projeto é complementar as linhas que já existem, promovendo justamente essa integração entre as comunidades, cruzando o maciço e o Morro da Cruz”, explicou o secretário de Transportes e Mobilidade, Rafael Hahne, em material publicado pelo ND+.
Para a implantação da iniciativa, a prefeitura revitaliza cinco vias do Centro. As obras conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura começaram pela recuperação do sistema de drenagem da rua Clemente Rovere.
As demais vias contempladas são a Desembargador Nelson Nunes, Laura Caminha Meira, Raul Machado e a General Nestor dos Passos.
Todas as vias passam por por recapeamento asfáltico, uma vez que o pavimento encontra-se deteriorado em muitos pontos, além das melhorias de drenagem