
Foram aplicadas, ao todo, 4.354 doses, sendo 1.380 contra a Covid-19, 2.183 contra a Influenza e 791 contra o Sarampo.
O aposentado Francisco Boscardin, de 80 anos, foi até a UBSF Bakhita, no Boa Vista, para receber a vacina contra a Gripe.
“O pessoal me falou que ia ter um mutirão hoje e achei ótimo, é bem rápido, não esperei. Todo ano tomo a vacina da gripe para me proteger”, disse.
Francisco estava acompanhado da filha Gabriela, que aproveitou para receber uma dose de reforço da vacina contra o Sarampo e também a da Gripe.
“Sou fonoaudióloga e trabalho durante a semana inteira, então no sábado posso acompanhar meu pai, meu parceiro de vacina”, disse Gabriela Boscardin.
O fluxo de crianças foi grande também. A pequena Alice, de apenas 8 meses, recebeu as vacinas contra o Sarampo e a Influenza.
“Ela chorou só um pouquinho. A gente acha muito importante a proteção pra ela. Vi na internet que a unidade estaria aberta no sábado e foi bem melhor, porque eu trabalho o dia inteiro e meu marido também”, conta a mãe da Alice, Camila Cortes.
Além do Bakhita, as Unidades de Pirabeiraba, João Costa, Cubatão e Vila Nova Sede atenderam a população.
Quem pode se vacinar
Quem faz parte dos grupos prioritários e não recebeu o imunizante no sábado, pode procurar durante a semana as Unidades Básicas de Saúde da Família em todas as regiões da cidade.
A vacina contra a Influenza (gripe) contempla idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses até 4 anos, professores e trabalhadores de escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.
A do Sarampo pode ser aplicada para trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses até 4 anos.
Já a vacina contra a Covid-19 abrange pessoas com 5 anos ou mais. No site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br/coronavirus) é possível encontrar as orientações detalhadas sobre os intervalos entre as doses.
Central de Imunização encerra atividades
Desde domingo (1º/5), a Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen, estratégia implantada pela Secretaria da Saúde de Joinville em 5 de fevereiro de 2021 para otimizar a aplicação de vacinas contra a Covid-19, foi desativada. Cabe destacar que a maior parte da demanda já estava sendo atendida pelas Unidades Básicas.
O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira em todas as UBSFs, com exceção das unidades do Jativoca e Morro do Amaral. A lista completa com os endereços e horários de atendimento pode ser consultada no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle).