
Blumenau voltou a registrar uma grande movimentação de passageiros no transporte coletivo da cidade na quarta-feira (16), dia em que aconteceu o segundo desfile oficial da 39ª Oktoberfest Blumenau. Os números expressivos não eram registrados desde a pandemia de Covid-19.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, o levantamento do número de passageiros é realizado diariamente, com uma média de 70 mil passageiros diários. Na quarta-feira (16), 81.573 pessoas utilizaram os ônibus públicos da cidade, um recorde em quatro anos.
Dia de desfile da Oktoberfest Blumenau gerou movimentação histórica
O diretor de Transportes, Lairto Leite, explicou que vários fatores contribuíram para o crescimento de passageiros, e o desfile da Oktoberfest Blumenau foi um deles.
“Muitas pessoas optaram pelo transporte coletivo, tanto as pessoas que desfilaram quanto os espectadores. É um número que não alcançávamos há muito tempo, inclusive no sistema de Integração Temporal. Desde o lançamento, o maior número de integrações ocorreu ontem, com um crescimento de 8,14%. Nossa expectativa é que continue assim”, disse.
Mais de 80 grupos desfilaram pela rua XV de Novembro em Blumenau, que reuniu 12 mil espectadores. A caminhada teve início às 19h30 e terminou após pouco mais de duas horas de duração.
Mais de 4.6 mil pessoas desfilaram e transbordaram felicidade em poder representar a maior festa alemã das Américas.
Nos dois primeiros dias da semana, segunda (14) e terça-feira (15), os números de passageiros registrados foram 68.778 e 72.333, respectivamente.
Integração temporal
Conforme a Prefeitura Municipal, a integração temporal é a integração fora dos terminais, permitindo que o passageiro possa saltar de um ônibus e embarcar em outro pagando apenas uma passagem, dentro do tempo e das linhas predeterminadas para cada matriz de integração.
Nesse tipo de sistema, foram registrados 254 passageiros no dia 14 e 257 no dia 15.
“São números significativos desde a pandemia. Praticamente batemos um recorde que não acontecia há quase quatro anos. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o uso do transporte coletivo em Blumenau”, afirmou o secretário, Fábio Campos.

Como funciona a integração temporal
- Embarque no ônibus e faça o pagamento da passagem aproximando o cartão no validador;
- Desembarque em um ponto pré-determinado que já é programado para outra linha e dentro de um tempo que pode variar entre 15 a 60 minutos (dependendo da matriz de integração);
- Realize o embarque em outro ônibus, desta vez sem pagar a passagem. É necessário fazer o procedimento de aproximação do Cartão Blumob no validador, mas desta vez sem o desconto da passagem.
Ressalta-se que a integração tarifária vale apenas entre dois ônibus.
Números de passageiros registrados no transporte coletivo nesta semana
Integração temporal
- Segunda-feira (14): 254 passageiros
- Terça-feira (15): 257 passageiros
- Quarta-feira (16): 278 passageiros
Passageiros por dia
- Segunda-feira (14): 68.778 passageiros
- Terça-feira (15): 72.333 passageiros
- Quarta-feira (16): 81.573 passageiros