Home Variedades Sindicato anuncia paralisação dos ônibus, mas apaga post

Sindicato anuncia paralisação dos ônibus, mas apaga post

0
Sindicato anuncia paralisação dos ônibus, mas apaga post

Foi publicado, nesta terça-feira (21), no aplicativo ‘DizAí’ do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano e Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de passageiros) da Grande Florianópolis, um comunicado anunciando a paralisação dos ônibus do transporte público na madrugada de quarta-feira (22).

Paralisação dos ônibus foi anunciada em aplicativo e apagada posteriormenteSintraturb anunciou paralisação dos ônibus em Florianópolis, mas voltou atrás e apagou publicação – Foto: Reprodução/

A publicação em questão informava que uma paralisação seria realizada entre 4h e 7h desta quarta.

“Muito custa aos trabalhadores afetar os serviços aos usuários do transporte coletivo, todavia, a morosidade e indefinição tanto dos empresários quanto dos poderes públicos municipal e estadual não deixaram outra alternativa”, dizia o comunicado.

A publicação também informava que a decisão teria sido tomada por não haver “resposta satisfatória aos anseios da categoria dos trabalhadores nos transportes coletivos da Grande Florianópolis, decorrido o prazo legal de 72 horas”.

Quando questionado pelo ND Mais sobre o anúncio, o sindicato deletou a publicação do aplicativo e afirmou que a informação “não procede”.

Quando o ND Mais entrou em contato com o Sintraturb para confirmar a greve, o sindicato deletou a publicação do aplicativo e afirmou que a informação “não procede”.

A reportagem solicitou informações sobre a possibilidade de ocorrer uma paralisação, mas não houve resposta até a última atualização desta matéria.

Paralisação dos ônibus foi anunciada em aplicativo do sindicato – Foto: Reprodução/DizAí/NDParalisação dos ônibus foi anunciada em aplicativo do sindicato – Foto: Reprodução/DizAí/ND

O Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis) emitiu uma nota, nesta terça-feira (21), informando que as negociações com o sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo estão em andamento, e que as empresas são contrárias a qualquer paralisação que traga prejuízo aos usuários.

Atualização: Florianópolis amanhece sem ônibus nesta quarta

Às 6h34 desta quarta-feira, a equipe de reportem do SC No Ar, da NDTV Record Santa Catarina, foi até o TICEN (Terminal de Integração do Centro) e não havia ônibus circulando.

Além disso, segundo o repórter Paulo Mueller, pontos de ônibus da região estão lotados, mas muita gente foi pega de surpresa.

Florianópolis amanhece sem ônibus nesta quarta — Foto: Paulo Mueller/NDFlorianópolis amanhece sem ônibus nesta quarta — Foto: Paulo Mueller/ND

Trabalhadores entraram em estado de greve antes de anunciar paralisação dos ônibus

Os trabalhadores do transporte público da Grande Florianópolis entraram, na última quinta-feira (16), em estado de greve — isto é, um período que antecede a greve, para comunicar ao poder público e ao lado patronal de que poderia haver paralisação do transporte a qualquer momento, após um período de 72 horas. Esse prazo expirou na madrugada de segunda (20) para terça (21).

A decisão foi tomada em primeira assembleia, após a categoria rejeitar a proposta apresentada pelo lado patronal e do poder público.

As reivindicações dos trabalhadores são referentes aos salários e melhores condições de trabalho, tendo em vista que na pandemia foram demitidos dezenas de cobradores de ônibus.

A categoria também está reivindicando o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano (3,49%), 4,83% referente às perdas da pandemia e 5% de aumento real no salário.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.