
A Câmara de Vereadores de Itajaí, no Litoral Norte, anunciou uma Audiência Pública na próxima segunda-feira (3) para tratar sobre o transporte público na cidade.
Moradores podem participar presencialmente ou acompanhar a sessão pelo pelo canal da TV Câmara no YouTube, a partir das 18h30.
Na ocasião, serão discutidas questões referentes às dificuldades encontradas por quem utiliza o transporte público no município. Entre os pontos a serem abordados está a ausência de linhas eficientes que atendam às necessidades das comunidades dos bairros Santa Regina e Cidade Nova, entre outros.

A audiência foi proposta pela vereadora Dulce Amaral (PL) e tem o objetivo de acompanhar e fiscalizar o serviço de transporte público municipal, por meio dos relatos dos usuários a respeito dos problemas enfrentados no dia a dia.
Paralisação do transporte público
No início de maio, uma breve paralisação dos trabalhadores das linhas no transporte coletivo itajaiense pegou de surpresa a população.
De acordo com o Consórcio do Atalaia, responsável pelas linhas, nos últimos 90 dias, o município ficou inadimplente por duas vezes quanto ao pagamento dos subsídios mensais devidos.

O Município de Itajaí, por sua vez, informou que foram feitos, neste ano, quatro repasses ao Consórcio Atalaia, responsável pelo serviço, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, e janeiro de 2024.
A paralisação dos ônibus em Itajaí chegou ao fim mediante a um acordo entre a Prefeitura Municipal de Itajaí, a Consórcio Atalaia e os funcionários.
Aumento no subsídio
Dias após a paralisação, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em regime de urgência, o projeto que aumenta o valor do subsídio tarifário destinado ao transporte público coletivo de R$ 4 milhões para R$ 10,5 milhões anuais.
Inicialmente, o valor previsto para o subsídio era de 12 milhões de reais, mas, após deliberação, foi aprovado o montante de 10,5 milhões de reais.