como trabalhar a inteligência artificial em sala de aula? Especialista dá dicas

Temida por uns, amada por outros: a Inteligência Artificial (AI) tem sido usada para executar tarefas de maneiras mais eficientes. Na educação, muito tem contribuído para aprimorar plataformas de ensino, de maneira bem otimista, na visão do jornalista, educador, escritor e mestre em Inteligência Artificial e Ética, Alexandre Sayad.

homem sentado com as mãos para cima e falando ao microfone sobre Inteligência Artificial na escolaAlexandre Sayad é palestrante confirmado inteligência artificial na escola no simpósio Coree de Educação Inovadora 2024 – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Segundo o especialista, a Inteligência Artificial possui impactos éticos que podem refletir na construção de uma educação inovadora. Ele cita cinco dicas de como utilizá-la por educadores:

Publicidade

1 – Explicar e desmistificar o que é a Inteligência Artificial e como ela funciona: assim será possível despertar a consciência e conhecer os aspectos embutidos nela;

2 – Criar exercícios de uso com os alunos: para poderem desenvolver os melhores prompts e conhecer as limitações dda Inteligência Artificial;

3 – Entender como a Inteligência Artificial se cruza com outras linguagens: para utilizá-la nas mais diversas matérias em sala de aula;

Leia também:  Dia das Mães: psicóloga ressalta a importância da rede de apoio em prol da saúde emocional das mulheres

4 – Compreender como é possível restringir ou ampliar a pesquisa digital: com isso, aproveitar ao máximo os benefícios da Inteligência Artificial;

5 – Saber como detectar fake news: sejam elas em texto, imagem ou vídeo, para não cair em armadinhas.

Especialista estará em Santa Catarina

Saber mais dicas como essas, se aprofundar em Inteligência Artificial e ter acesso ao especialista, será possível nesta sexta-feira (2). Ele fará uma palestra às 19h45, em Joinville, no Simpósio Coree de Educação Inovadora 2024, sob o tema “A ética na inteligência artificial”.

Em seguida, o professor, Odilon Moura, gerente do HUB de Inovação Aberta da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pelo desenvolvimento do programa de aceleração de StartUps e das iniciativas spin-off Edtech e Health Tech to Sesi, irá tratar das ferramentas que a Inteligência Artificial possui a favor da prática pedagógica.

Leia também:  Prefeitura de Joinville abre novas turmas de aulas gratuitas de português para estrangeiros

Simpósio Coree de Educação Inovadora 2024

Simpósio ocorre de sexta-feira (2) e vai até domingo (3) com palestras de diferentes áreas educacionais – Foto: Arquivo escola/DivulgaçãoSimpósio ocorre de sexta-feira (2) e vai até domingo (3) com palestras de diferentes áreas educacionais – Foto: Arquivo escola/Divulgação

Além de Sayad e Moura, outros profissionais de grande relevância, no cenário brasileiro, estarão reunidos, em Joinville, de 2 a 4 de agosto, para debater os rumos da educação, em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes e rápidas mudanças socioculturais.

A abertura do encontro, às 18h45, terá como tema “A escola e o mindset do cidadão do futuro”.

Segundo dia

No sábado (3), o Simpósio Coree de Educação Inovadora 2024 recebe, entre outros palestrantes, Daniela Degani, para falar sobre “Ansiedade na escola, como lidar?”.

A especialista, única certificada no Brasil pela Mindful Schools/EUA e que trouxe para o país as principais ferramentas de controle de ansiedade e mindfulness, apresenta técnicas para estimular a concentração, o foco e a melhoria da qualidade de vida, tanto das crianças quanto das famílias.

Leia também:  Joinville sedia importante simpósio de educação inovadora

Luciana Brentano, também se apresenta no sábado (3). A fala dela será sobre “Neurociências e educação global”; o “Pensamento visível e aprendizagem”, será tema para Renata Araujo; e “Como cativar e envolver os alunos?”, para Mr. Lyle French.

O Simpósio contará ainda com a participação de uma palestrante internacional. Chloe Suberville estará nos Estados Unidos e irá palestrar em parceria com Deivis Potin, diretor da Escola bilíngue Pueri Domus e Presidente da Associação Brasileira das Escolas IB (BABIS). Os dois irão tratar das características inovadoras dos programas IB (International Baccalaureate).

Terceiro dia

“A transformação da sala de aula pela criatividade e inovação”, com Jean Sigel, co-fundador da Escola de Criatividade e um dos principais estudiosos do assunto no Brasil, está na programação do terceiro dia.

Assim como as palestras e momentos de interação com os palestrantes, o evento oferecerá workshops, oficinas e feira de expositores, com muitas novidades para as escolas organizarem as listas de materiais do próximo ano.