Santa Catarina registra primeira morte por dengue em 2024 na cidade de Joinville

A cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, registrou a primeira morte por dengue em 2024. O óbito aconteceu na última quarta-feira (10), e foi confirmada pela prefeitura à reportagem nesta sexta-feira (12). Segundo a DIVE (Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado), é a primeira morte pela doença em SC no ano.

Vítima que morreu por dengue morava no Jardim Iririú
Município já registrou 241 casos de dengue em 2024 – Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND

Segundo o município, a vítima é um homem de 57 anos, que morava no bairro Jardim Iririú, Zona Leste de Joinville. O homem morreu em um hospital da rede pública, de acordo com a prefeitura.

Ainda segundo a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Joinville, o paciente tinha comorbidades e estava em cuidados paliativos. Até esta sexta-feira, a cidade já registrou 241 casos de dengue.

Publicidade

A cidade estava há cinco meses sem registrar óbitos pela dengue. O último caso ocorreu no dia 26 de julho de 2023. A primeira morte no ano passado aconteceu no dia 17 de março.

Medidas para evitar a dengue

A forma mais efetiva de barrar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Até agora, os bairros Paranaguamirim, Jardim Paraíso e Aventureiro registraram o maior número de casos.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

Por meio do site da prefeitura, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.