SC registra 109 municípios atingidos pelas chuvas, 445 desalojados e 178 desabrigados

De acordo com o relatório informativo nº n006.2022 elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC) divulgado às 10h30 desta quinta-feira (05), no total 109 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros.

Além do dos 109 municípios com ocorrências relacionadas às chuvas, há registro de dois óbitos no município de São Joaquim, onde uma pessoa permanece desaparecida. São ainda contabilizados 445 desalojados e 178 desabrigados, num total de 30.000 pessoas afetadas, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.

O litoral sul é a área mais afetada. A DCSC recebeu a informação de sete municípios que decretaram situação de emergência. Além de Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá, que já haviam relatado a SE à Defesa Civil, o município de São Joaquim entrou para a lista. Taió ainda deve decretar Situação de Emergência ainda nesta manhã.

Houve ainda significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio Oeste.

Publicidade
Leia também:  Prefeitura de Joinville prorroga prazo para vítimas da queda de calçada pedirem indenização

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já iniciou entrega de itens de assistência humanitária no município de Rio do Sul. Foram disponibilizados até o momento 16 colchões de casal, 16 kits de acomodação, 41 colchões de solteiro e 23 cestas básicas de alimentos.

A previsão da DCSC aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira (05) e o consequente estabelecimento de uma massa de ar frio no Estado. Por conta das chuvas dos últimos dias, permanece o risco alto para deslizamentos e inundações.

Os dados completos podem ser acessados abaixo:

Rel.Inf-No-006.2022-CHUVAS-DE-MAIO